Shwartzman leva primeira da F2. Freios tiram Drugovich dos pontos
Terceira corrida da Fórmula 2 e terceiro vencedor inédito na temporada. Depois de Callum Ilott e Felipe Drugovich no fim de semana anterior, a segunda etapa do campeonato começou com Robert Shwartzman e a Prema no alto do pódio. Resultado favorecido pelo problema no pitstop com o pole Yuki Tsunoda (Carlin). A feature race (prova longa) do sábado foi marcada pela chuva. O que fez com que os pilotos esperassem quase duas horas até que a bandeira verde fosse mostrada.
Além do atraso provocado pelo qualificatório da F1, as condições de pista eram proibitivas quando o pelotão passou a seguir o safety car para algumas voltas de aquecimento. Logo a direção de prova optou por mostrar a bandeira vermelha, que deixou os carros 55 minutos parados nos boxes.
Na retomada, com a partida atrás do carro de segurança e as quatro primeiras voltas neutralizadas, Tsunoda manteve a ponta, seguido por Guanyu Zhou (Uni Virtuosi). Surpreendentemente a pista traiçoeira provocou apenas algumas escapadas para a brita.
Drugovich (MP Motorsport) se mantinha na décima posição de que largou, próximo a Mick Schumacher (Prema). Com a abertura da janela de pitstops obrigatórios, Pedro Piquet (Trident) foi um dos primeiros a entrada.
O paranaense, por sua vez, ganhava posições com as paradas de quem estava a frente, mas passou a sofrer com o superaquecimento dos freios, incandescentes em seu pit. O tempo necessário para que os mecânicos abrissem as entradas de refrigeração fez com que ele retornasse em 15º, e conseguisse se recuperar apenas até a 13ª posição.
Rádio
Tsunoda perdeu a comunicação por rádio com os boxes e ficou na pista mais tempo do que o previsto. Ao parar, um problema na rodada dianteira esquerda tirou tempo precioso do protegido da Honda. Ele retornou em terceiro, atrás de Shwartzman e Zhou, que não conseguiu resistir à pressão. As últimas voltas foram de ataque ao russo, campeão da F3 FIA em 2019, mas sem a aproximação suficiente. O chinês ainda conseguiu se defender dos ataques de Schumacher para completar o pódio.
Piquet recebeu a bandeirada em 18º com o carro da Charouz, duas posições à frente de Guilherme Samaia (Campos). A pole para a corrida curta de domingo ficou com Dan Ticktum, oitavo com o carro da DAMS.

Siga o Racemotor no: