Sinal verde para o protótipo LMDh da Porsche. Ideia é disputar Mundial e IMSA

Mais uma marca de peso confirmou oficialmente presença na categoria mais importante da endurance internacional. O Conselho de Administração da Porsche deu sinal verde para que a casa de Stuttgart desenvolva um protótipo LMDh – chassi de um dos quatro fabricantes homologados com aerodinâmica livre e motorização híbrida, com potência máxima de 680cv.

A marca alemã pretende não só voltar ao Mundial de Endurance (FIA WEC), como também brigar pelos títulos na IMSA Weathertech Sportscar, onde esteve pela última vez em parceria com a Penske.

“A categoria LMDh nos permite brigar pela vitória geral em clássicas como as 24h de Daytona, as 12h de Sebring e as 24h de Le Mans sem raspar o cofre. O projeto é bastante atraente para a Porsche, já que a endurance faz parte do nosso DNA”, destaca o CEO da marca, Oliver Blume. A marca revelou ainda alguns esboços de seu projeto, que mostram como é possível dar identidade própria a um chassi que também dará origem à nova geração dos LMP2.

Os LMDh devem ganhar a pista na temporada 2023. Se ainda não confirmou qual chassi usará, tudo indica que a Porsche se valerá de uma parceria técnica com a Dallara. O construtor italiano colaborou no projeto do 919 Hybrid tricampeão mundial e tri nas 24h de Le Mans. Considerado uma das máquinas mais avançadas já produzidas para a endurance, o protótipo, que mediu forças com Toyota e Audi, levou os orçamentos a valores fora do controle, o que justificou o encerramento do programa, em 2017.

Interesse

Outra marca que está próxima de confirmar a construção de um LMDh é a Acura (Honda), que manteria a parceria atual com a Oreca. A Audi manifestou recentemente o desejo de se juntar à categoria, mas ainda não confirmou seus planos.

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