Spark também vai fabricar máquinas de série off-road elétrica
O Racemotor apresentou o conceito da Extreme E, uma competição off-road com veículos elétricos com porte de SUV em regiões inóspitas – fruto da mesma criatividade que levou o espanhol Alejandro Agag a criar e transformar a Fórmula E em sucesso. Pois o espanhol e sua equipe (que inclui Gil de Ferran) optaram pelo caminho seguido para o asfalto para desenvolver as máquinas da nova série, que tem estreia prevista para 2021. E confirmaram a Spark Racing Technology como fabricante dos veículos.
Onde se lê Spark, leia-se na verdade Dallara e ART (a equipe de Frederic Vasseur, manager da Alfa Romeo), a aliança que transformou em realidade o projeto das duas gerações de carros da F-E. Chassi tubular, gaiola de proteção, suspensão, freios e direção serão padronizados, com a unidade de potência e as formas da carroceria podendo ser personalizadas dentro das especificações do regulamento. Os pneus serão os Continental (a fabricante alemã é parceira do campeonato).
Segundo a organização, a cada etapa, dois grupos de seis equipes se enfrentarão em formato todos contra todos, com os quatro melhores de cada avançando às fases eliminatórias, que classificarão os finalistas. Os estágios cronometrados terão entre 6 e 10 quilômetros de extensão, com checkpoints virtuais que devem ser percorridos. Um misto de esporte e aventura que buscará alertar para a importância da proteção do meio ambiente e a relevância dos combustíveis limpos.