Stock Car abre temporada cheia de novidades

Chegou a hora da 45ª temporada da Stock Car. Goiânia abre neste fim de semana um campeonato marcado por novidades técnicas e também por várias mexidas no grid. Com o retorno de um campeão, estreias e novas peças no jogo de xadrez de pilotos e equipes.

Pilotos e equipes, aliás, que começam a disputa com uma grande incógnita: os pneus. A Pirelli dá lugar à sul-coreana Hankook que provou sua eficiência em campeonatos como o DTM (na era do regulamento Class One). A construção e as características dos compostos são diferentes e, se não bastasse, os novos pneus têm flancos mais altos. O que eleva a altura livre do solo, reduz a velocidade nas retas e a eficiência aerodinâmica. Para evitar que os carros fiquem traseiros demais com a mudança, a organização recuperou o modelo de asa traseira usado em 2019 (na geração anterior dos carros).

Como bem lembra o tricampeão Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze / RC Eurofarma), acertar as regulagens e entender o comportamento dos novos pneus de cara pode fazer uma grande diferença. “Vamos aprender mesmo sobre os novos pneus depois de algumas corridas. E claro que quem acertar de início terá uma grande vantagem”. Vale lembrar que ninguém andou com os Hankook até agora, o que faz de Goiânia um verdadeiro banco de testes.

Retorno

Mais jovem campeão da história da Stock Car (2016), Felipe Fraga retorna ao campeonato em um dos Cruze da Blau, agora alinhada pela R.Mattheis. O projeto da equipe Lubrax Podium, com Felipe Massa e Júlio Campos, se transferiu para a TMG, de Thiago Meneghel que, em sua outra estrutura (parceria com a Crown), recebe o brasiliense Enzo Elias, um dos rookies de 2023. O outro é Lucas Kohl, na Hot Car.

Cacá Bueno se mudou para a KTF Racing. Mesmo caso de Gaetano di Mauro, agora na Hot Car, time comandado por Babi Rodrigues. O argentino Matías Rossi (Toyota Corolla) retorna para a Full Time, de Maurício Ferreira e sua vaga na A.Mattheis Vogel passa a ser de Lucas Foresti. Rafael Suzuki se transferiu para a Pole Motorsport, de Joselmo ‘Polenta’ Barcik.

Gianluca Petecof faz sua primeira temporada completa em um dos Corolla da Full Time, com o suporte da Shell. Na mesma equipe, Dudu Barrichello se junta ao pai Rubens, atual campeão. Ele deixa de lado a trajetória nos monopostos na Europa e redireciona a carreira, após as primeiras experiências na Stock em 2021.

Programação

Na sexta-feira (31) a categoria fará dois treinos de meia hora após um shakedown. No sábado a classificação está marcada para as 13h. O formato das duas corridas consecutivas de meia hora mais uma volta prossegue no domingo, com inversão dinâmica do grid entre elas. A primeira prova tem largada prevista para as 11h40.

Stock Car Pro Series 2023

Pilotos e equipes

A.Mattheis Vogel: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti (Chevrolet Cruze)
Blau Motorsport: Felipe Fraga e Allam Khodair (Chevrolet Cruze)
Cavaleiro Sports: Marcos Gomes e Denis Navarro (Chevrolet Cruze)
Crown Racing/TMG – Nelsinho Piquet e Enzo Elias (Toyota Corolla)
Eurofarma RC: Daniel Serra e Ricardo Maurício (Chevrolet Cruze)
Full Time Sports: Matías Rossi e Gianluca Petecof (Toyota Corolla)
Mobil Ale Full Time: Rubens Barrichello e Dudu Barrichello (Toyota Corolla)
Full Time Bassani: Tony Kanaan (Toyota Corolla)
Hot Car Competições: Gaetano Di Mauro e Lucas Kohl (Chevrolet Cruze)
Ipiranga Racing / Mattheis: Cesar Ramos e Thiago Camilo (Toyota Corolla)
KTF Sports: Cacá Bueno, Rodrigo Baptista (Chevrolet Cruze)
KTF Racing: Felipe Baptista e Guilherme Salas (Chevrolet Cruze)
Lubrax Podium: Felipe Massa e Julio Campos (Chevrolet Cruze)
RCM Motorsport: Ricardo Zonta e Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Pole Motorsport: Átila Abreu e Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze)
Scuderia Chiarelli: Sergio Jimenez (Toyota Corolla)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais