Stock chega a Interlagos para etapa com novidades
A Stock Car retorna neste fim de semana a seu principal palco e, ao menos na ideia original da Vicar, para a única visita da temporada. Com a expectativa de decidir o campeonato em Brasília, Interlagos é sinônimo de uma segunda etapa marcada por várias novidades. Uma delas o aumento da duração das duas corridas de domingo – ambas agora passam a ter meia hora mais uma volta, com o pace car entre elas para a inversão das primeiras posições no grid.
Além disso, os Toyota Corolla ganham o direito de usar o pacote de desempenho 1, com mudanças mecânicas e aerodinâmicas (altura do solo, gurney flap) pensadas para assegurar a igualdade na disputa com os Chevrolet Cruze, como prevê o regulamento. Com uma enxurrada de máquinas em ação no fim de semana – Stock Light, Turismo Nacional e Copa Joy Chevrolet também estão na programação -; serão apenas duas sessões de treinos livres (depois de um shakedown de 10min) já no sábado, antes da qualificação, às 15h20.
Félix da Costa
Desafio extra para outra das novidades da etapa, o português Antonio Félix da Costa. De volta à categoria em substituição a Ricardo Maurício (Covid-19) no Cruze da RC Eurofarma, o atual campeão da Fórmula E terá pouco tempo para conhecer o novo pacote técnico. Até por isso, espera principalmente se divertir em mais uma oportunidade na Stock.
“Este carro tem menos aerodinâmica, não sei o que esperar, vou entrar no carro com a mente aberta para aprender o mais rápido possível. O que me atrai mais é esse ambiente que se vive na Stock. Um campeonato ultracompetitivo, com 30 carros na pista, pilotos de calibre altíssimo. É uma categoria que me proporciona muita diversão. Aprendi com o Rubens (Barrichello) a me divertir, muitos pilotos se esquecem disso”.
Félix da Costa admitiu que a atual situação do Brasil em relação à pandemia trouxe alguma dificuldade para aceitar o convite de última hora. “O mais difícil foi minha equipe (DS Techeetah) autorizar minha vida. Sou um piloto de corridas e, se surge uma boa oportunidade, aceito. Estou conseguindo lidar bem com o tema da pandemia. Tento viver o mais normal possível, respeitando as regras que se tem que respeitar. Mas sem deixar que isso atrapalhe minha carreira”.
Lastro
Para o líder do campeonato Daniel Serra (Cruze/RC Eurofarma), o desafio será carregar os 30kg do lastro de sucesso numa pista com variações de altitude. “Em Interlagos isso faz muita diferença. Estou animado, mas tenho que ser realista, jogar com o regulamento e a estratégia para marcar o maior número de pontos. Não posso pensar que vou lutar pela pole”.
Já Rubens Barrichello (Corolla/Full Time), depois de uma etapa trabalhosa em Goiânia, vive situação oposta. “Tem muito tempo que eu não andava sem lastro. Vou em busca de uma boa classificação para ter um fim de semana competitivo e lutar pela vitória”.
A largada para a primeira das duas corridas da segunda etapa da Stock Car acontece às 11h15 de domingo, com a segunda em seguida (11h53).
Siga o Racemotor no: