Stock revela detalhes do novo carro. E confirma informação do Racemotor
O paddock do Velocitta, que recebe a sexta etapa da Stock Car, marcou a revelação dos primeiros detalhes do novo carro da categoria. E confirmou informação antecipada pelo Racemotor, de que a principal categoria do país trocará os atuais motores V8 pelos quatro cilindros em linha 2.1 turbo, com 500cv – unidades Ford EcoBoost que ganham as marcas de Toyota e Chevrolet.
A apresentação feita no traçado paulista mostrou alguns dos componentes das novas máquinas, mas não o conjunto pronto. Já em testes, sob o comando do piloto Renan Guerra, o chassi Audace SNG01 estreará em 2025 (e não 2024, como previsto inicialmente), usando ao máximo componentes projetados e desenvolvidos no Brasil. A ideia é reduzir o peso (285kg a menos que o carro atual), atualizar o pacote técnico e reduzir os custos de manutenção.
O projeto é liderado pela equipe da Audacetech, a divisão técnica do grupo controlador da Stock, tendo à frente o engenheiro José Avallone. O chassi segue em aço, mas agora com uma liga de alta resistência (tubos DP980R) desenvolvida pela ArcelorMittal. A Fueltech fornecerá seu gerenciamento eletrônico FT700 Plus e as rodas voltam a ser nacionais (as italianas OZ dão lugar às Mangels).
Câmbio sequencial XTRAC e amortecedores Penske fazem parte do cardápio. que trará uma novidade importante na aerodinâmica. A asa traseira, em fibra de carbono, será móvel (DRS), e se somará aos boosts de potência (push to pass) como dispositivo para favorecer as ultrapassagens.
Ready to race
“O carro atual foi concebido há cerca de 14 anos. Nos últimos anos foram acontecendo evoluções na carroceria. Mas, no aspecto da tecnologia, ele ficou um tanto parado no tempo. Este carro é um divisor de águas na nossa história. Muita pesquisa e tecnologia foram empregadas para que tenhamos o carro mais seguro, performático e tecnológico na nossa história. Um ponto de inovação que estamos fazendo no negócio é que a Audacetech está fazendo todos os carros, e ao invés de vendê-los para as equipes, eles serão locados, em solução ‘Ready to Race'”, destacou o CEO da Vicar, Fernando Julianelli.
A ideia é entregar os carros para as equipes no começo do ano que vem e, assim, iniciar o trabalho de acerto e desenvolvimento de pista
Audace SNG01
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680×18 Hankook
Combustível: etanol
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA.
Siga o Racemotor no: