Stock usa pela primeira vez composto de pneu que será padrão em 2020
Com a mudança técnica radical no equipamento prevista para 2020, quando uma nova geração de carros vai substituir os atuais, a Stock Car já começa a experimentar algumas novidades. Na etapa do Velopark, a corrida de número 500 na história da categoria, a Pirelli antecipa um novo composto de pneus slick desenvolvido em conjunto entre a engenharia brasileira e a matriz, na Itália, com fabricação na planta romena de Slatina.
Os novos pneus poderão ser identificados pelas logomarcas em vermelho e será testado pela categoria em outra das etapas deste ano, ainda a ser definida. “Temos certeza de que este novo pneu é a resposta perfeita para atender às novas exigências técnicas e de performance no futuro da categoria”, avalia Fábio Magliano, gerente de produtos Motorsport da fabricante italiana para a América Latina.
A partir deste fim de semana, as equipes passam a ser responsabilizar pelas mantas térmicas usadas para acelerar o aquecimento dos pneus antes do uso. Como faz na F-1, a Pirelli recomenda valores ideais de cambagem e pressão para atender às características do traçado e evitar desgaste irregular. No caso específico do Velopark, as especificações abaixo:
Cambagem recomendada dianteira: (-5,0°)
Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)
Calibragem recomendada sem cobertor: 24 PSI a frio
Calibragem recomendada com cobertor: 27 PSI a frio
Calibragem recomendada a quente: 32 PSI