Sul-coreanos se candidatam a substituir Pirelli na F-1 em 2020

Fornecedora única da Fórmula 1 desde 2011, a Pirelli vem fazendo um trabalho elogiável em termos de opções de pneus, muito embora a decisão de contar atualmente com sete compostos diferentes para pista seca em sua gama tenha sido alvo de críticas (tanto assim que, em 2019, serão apenas três). Se nem sempre o desenvolvimento dos produtos consegue movimentar a estratégia dos GPs, menos se deve à fabricante e mais às exigências das equipes e seu trabalho para garantir o menor consumo de borracha possível, o que limita o número de pitstops mesmo em traçados com asfalto mais abrasivo.

Pois se os italianos trabalham para estar presentes no novo ciclo da categoria, a partir de 2020, um ano antes da mudança nas regras – as rodas aro 13 darão lugar a bem maiores modelos aro 18 e os cobertores elétricos serão proibidos – terão concorrência no processo de escolha. O site Italiaracing revelou que a sul-coreana Hankook apresentou proposta à FIA e à Liberty Media para entrar na categoria (sempre em monopólio). A empresa quer aproveitar a mudança nas regras e a aproximação dos produtos às dimensões dos modelos de rua para ganhar um cenário promocional invejável. Teria, no entanto, que oferecer por uma temporada pneus nas especificações atuais, o que certamente favorece a Pirelli no processo.

Vale lembrar que a Hankook superou o descrédito geral quando substituiu a Dunlop como fornecedora de pneus para o DTM, assumindo também a tarefa de ‘calçar’ as máquinas do Europeu de F-3. Em ambas categorias, a constância de rendimento entre os diferentes jogos e a qualidade do produto têm sido destacadas por equipes e pilotos. Além da qualidade e da disponibilidade dos pneus, o pacote de fornecimento à F-1 inclui um extenso programa de desenvolvimento e testes; patrocínio à categoria e mesmo a possibilidade de ser “title sponsor” de um ou mais GPs. É quase inevitável pensar que, se a Pirelli for destronada do atual posto, o circo voltará à Coreia do Sul, seja no já usado traçado de Yeongam, seja no Inje Speedium, em Gangwon-do, mais próximo da capital Seul.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais