Surpresa no primeiro dia do Prólogo no FIA WEC em Spa-Francorchamps

A semana é de largada para o Mundial de Endurance (FIA WEC 2021) e, antes da corrida de sábado (1°), com 6h de duração, Spa-Francorchamps recebe o Prólogo. Dois dias de trabalho com todos os 35 times numa espécie de ensaio geral para a temporada. O primeiro deles foi marcado por uma surpresa no topo da classificação. Mesmo com o desempenho ainda mais restrito pelo novo regulamento, os carros da categoria LMP2 superaram os Hypercars. O mais rápido da segunda-feira nos 7.004m foi o Oreca-Gibson #22 da United Autosports: 2min04s822, volta marcada pelo suíço Fabio Scherer.

Para encontrar o primeiro LMH é preciso descer até a P.4: o Alpine A480-Gibson da marca francesa, que tem André Negrão como um dos pilotos. O protótipo, que mantém a base do Oreca/Rebellion R13, marcou 2min05s230 na melhor de suas 71 voltas. O primeiro dos estreantes Toyota GR010 HY aparece no sexto lugar combinado – o #8 (Brandon Hartley/Kazuki Nakajima/Sebastien Buemi), com 2min05s413. O #7 (José Maria López/Mike Conway/Kamui Kobayashi) completou apenas seis voltas, pela manhã.

Ao que tudo indica, estratégia dos dois times na preparação para as 6h de Spa – sequências de voltas longas com tanque cheio e pneus desgastados -; mas, também, uma forma de esconder um pouco as cartas. De todo modo, algo que não se verificava com o regulamento técnico anterior (LMP1) para a principal categoria.

Acidentes

Com Daniel Serra (Ferrari 488 GTE #52/AF Corse) e Marcos Gomes (Aston Martin Vantage #98/AMR) ainda a caminho depois da abertura da Stock, três estavam na pista. Além de Negrão, Augusto Farfus (também no #98) e Felipe Fraga (Aston Martin #33/TF Sport). Carro que foi destroçado pelo norte-americano Ben Keating em sua primeira passagem pelo Raidillon na parte da tarde. Outro carro da equipe, o #777 (alinhado em parceria com a D’Station Racing) também acabou destruído numa saída de pista de Kazuya Hoshino.

O mais rápido do dia na LM GTE foi o Porsche 911 RSR #92 de Neel Jani/Kevin Estre (2min14s304). Também na pista (e pela primeira vez na Europa), o Corvette C8.R (Antonio Garcia/Oliver Gavin) marcou 2min15s116. Na GTE Am, primeiro tempo do 911 RSR da Project 1 (Riccardo Pera/Matteo Cairoli/Egidio Perfetti), com 2min14s740. Os treinos coletivos prosseguem nesta terça (27), com mais duas sessões.

Mundial de Endurance (FIA WEC)

Prólogo: Spa-Francorchamps

Dia 1

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais