Suzuka abre temporada da Super Fórmula, com novas máquinas e pilotos

Um dos mais fortes campeonatos de monopostos do planeta abre, neste fim de semana, sua temporada 2019. O que já foi F-2, F-3000 e F-Nippon se chama desde 2013 Super Fórmula, mas a proposta se mantém intacta: ser o topo da pirâmide na terra do Sol Nascente, reunindo não só o forte contingente da casa como atraindo nomes de peso do resto do mundo.

Basta lembrar que a categoria foi ponto de passagem de Michael e Ralf Schumacher; Pedro de la Rosa, Eddie Irvine e, mais recentemente, de Stoffel Vandoorne e Pierre Gasly (o brasileiro João Paulo de Oliveira ficou com o título de 2010, enquanto Paulo Carcasci foi um dos principais nomes nos anos 1980). Para os pilotos que integram os programas de talentos das escuderias do circo, passou a ser um “aquecimento”, à espera de cockpits disponíveis ou em busca dos pontos necessários à Superlicença.

Para este ano, a grande novidade está no equipamento: o chassi Dallara SF19, que substitui o SF14 usado nas últimas cinco temporadas e traz avanços em termos de eficiência aerodinâmica e downforce, com expectativa de queda dos tempos de volta. Depois dos primeiros testes, a organização da categoria optou por incluir a proteção do Halo, que não estava prevista inicialmente. A motorização é semelhante à do Super GT: propulsores quatro cilindros em linha 2.0 turbo com cerca de 560cv, fornecidos por Honda e Toyota, que mantêm a principal rivalidade da competição. Por corrida, cada piloto conta com 100 segundos de ‘overboost’ e o uso pode ser visto com as luzes colocadas à frente do santantônio.

Entre os 20 inscritos, a tradicional mescla de experiência e juventude. Campeão em 2018, Naoki Yamamoto defende o título com o time Docomo Dandelion (Honda), tendo a seu lado Nirei Fukuzumi, protegido da fábrica e de volta da F-2 – o mesmo aconteceu com Tadasuke Makino (Nakajima Racing). Kamui Kobayashi é um dos principais representantes da Toyota (Team KCMG), ao lado de Kazuki Nakajima (Team TOM’s). Último campeão japonês da F-3, Sho Tsuboi estreia no time Cerumo Inging (Toyota).

A representação europeia é encabeçada pelo vice-campeão europeu de F-3 Dan Ticktum (Team Mugen/Honda), protegido da Red Bull, que tenta conseguir, do outro lado do mundo, os pontos que faltaram para correr já este ano pela Toro Rosso. Outro que corre com as cores do touro vermelho é Lucas Auer. O austríaco, sobrinho de Gerhard Berger, se viu sem programa com a saída da Mercedes do DTM e resolveu apostar novamente nos monopostos. Com experiência da F-3 japonesa, o espanhol Alex Palou defende a Nakajima Racing (Honda), enquanto o time B-Max conta com Harrison Newey, filho de Adrian. Sem espaço na F-1, o russo Artem Markelov é mais um a abraçar a categoria, correndo pelo Team Sunoco LeMans (Toyota).

A temporada contará com sete etapas – passará também por Autopolis, Sugo, Fuji, Motegi, Okayama (Aida), voltando a Suzuka para a última corrida. E a boa notícia é a transmissão internacional das corridas pelo canal LetsGoRacing no YouTube (youtube.com/letsgoracing) .

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