Takuma Sato vence GP do Alabama em dia de domínio dos motores Honda
Terceira etapa da NTT Indycar Series e terceiro vencedor diferente. Desta vez, um resultado construído desde os treinos, num fim de semana que começou estranho no Barber Motorsports Park, fazendo com que equipes e engenheiros quebrassem a cabeça. Na sexta e no sábado, os pneus ‘vermelhos’ da Firestone não trouxeram a vantagem esperada.
Uma das mais rápidas a encontrar um bom acerto, a Rahal Letterman (que contou com a torcida do sócio e ex-apresentador David Letterman) colocou seus dois carros na primeira fila do GP do Alabama – pole de Takuma Sato e segunda posição de Graham Rahal, com Scott Dixon (Ganassi), James Hinchcliffe (Schmidt Peterson), Sebastien Bourdais (Coyne) e Spencer Pigot (ECR) também avançando ao top six.
Depois de uma largada marcada pelo excesso de vontade de Ed Jones, que acelerou antes da hora e viu as posições ganhas irem embora com uma punição, Sato só perdeu a liderança quando fez seus pitstops – vários pilotos e equipes apostaram em estratégias diferenciadas numa tentativa de ganhar terreno no pelotão. Mas com apenas uma bandeira amarela, provocada na 58ª volta, quando Max Chilton (Carlin) foi surpreendido pela entrada repentina de Tony Kanaan (Foyt) nos boxes e acabou encostando na barreira de pneus.
Rahal acabou saindo da briga pelos primeiros lugares com um pneu furado. Enquanto isso, Sato mantinha um ritmo constante – exceção feita ao momento ‘off-road’ no fim da prova, quando tentava manter uma vantagem confortável para Scott Dixon. O japonês festejou sua quarta vitória na categoria.
Bourdais, com uma parada a menos e pneus macios no fim, chegou a incomodar o neozelandês, mas ficou mesmo com o terceiro lugar. E o vencedor do GP do Cota, Colton Herta (Harding) acabou sendo o primeiro a abandonar, com problemas de pressão de combustível no carro #88. O fim de semana acabou sendo complicado para os times com motores Chevrolet – o líder do campeonato Josef Newgarden (Penske) foi exceção, com um lutado quarto lugar. Destaque ainda para a prova sólida de Marcus Ericsson com o carro da SPM.
Para os brasileiros, mais uma prova de muito trabalho e poucas recompensas. Tony acabou recebendo a bandeirada em 18º, a uma volta do vencedor e duas posições à frente de Matheus Leist. Situação que dificilmente deve mudar no próximo domingo, nas ruas de Long Beach.
NTT Indycar Series
Terceira etapa: GP do Alabama