Tanak lidera primeiro dia do Rally de Portugal. Pneus fazem a diferença

Vantagem inicial de Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 WRC/HWRT) no Rally de Portugal, quarta etapa do Mundial de Rally (WRC 2021). No retorno do campeonato a um de seus desafios mais tradicionais, as escolhas de pneus foram determinantes – foi a estreia dos novos compostos de terra da Pirelli.

Nas especiais da manhã desta sexta-feira, a borracha mais macia prejudicou o desempenho dos carros da Toyota, especialmente para quem largava mais à frente. Depois dos três estágios iniciais (Lousã 1, Góis 1 e Arganil 1), os três primeiros lugares eram ocupados pelos Hyundai – na ordem, Dani Sordo/Borja Rozada; Tanak/Jarveoja e Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe. Elfyn Evans/Scott Martin, em quarto, eram os melhores representantes da Toyota, com Sebastien Ogier/Julien Ingrassia apenas em sétimo.

Na parte da tarde as duplas repetiram os três primeiros estágios, além de encarar a SS Mortágua (18,1km) e a Super Especial de Lousada (num traçado de rallycross). O penúltimo desafio do dia mudou completamente a classificação da prova. Com os pneus desgastados, Sordo foi obrigado a adotar um ritmo mais cauteloso. Quase ao mesmo tempo Neuville capotou numa curva à esquerda após calçar o carro numa raiz de árvore.

O belga conseguiu terminar a especial (perdeu 3min25) mas, com a suspensão dianteira direita destruída, não pôde completar o dia. Tanak se aproveitou para tomar a ponta, seguido por Evans (+6s0); Sordo (+9s0) e pelo o japonês Takamoto Katsuta, com o quarto Yaris da Toyota Gazoo Racing (+15s4). Ogier é o quinto, a 24s5 do estoniano. Neste sábado serão sete estágios, com destaque para as duas passagens na SS Amarante (37,92km).

Villas-Boas

O Rally de Portugal 2021 conta, entre os inscritos, com o técnico de futebol André Villas-Boas (ex-Porto, Chelsea e Tottenham). Apaixonado pelas provas off-road, ele comanda um Citroën C3 R5 da equipe Sports & You para divulgar sua fundação beneficente (Race for Good). O objetivo declarado era ‘não ser o último’, o que o treinador conseguiu no primeiro dia. Ocupa a 35ª posição geral, à frente de outros carros que, como o seu, não perderam tempo por problemas mecânicos.

Rally de Portugal

WRC 2021: quarta etapa

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais