Tanak vence o Arctic Rally e Rovanpera lidera o WRC
Ott Tanak é o primeiro vencedor do Arctic Rally Finland em sua versão válida pelo Campeonato Mundial (WRC). O estoniano e o navegador Martin Jarveoja chegaram aos dois estágios do domingo na liderança com o Hyundai i20 WRC do Hyundai World Rally Team e não cometeram erros nas duas passagens pela especial Aittajärvi.
A dupla campeã mundial de 2019 terminou a prova na região da Lapônia 17s5 à frente de Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen, com o primeiro dos Yaris WRC da Toyota Gazoo Racing. O jovem piloto finlandês venceu a Power Stage para se defender do ataque de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 WRC/HWRT), que completaram o pódio.
O resultado fez com que Rovanpera assumisse a liderança do campeonato, com 39 pontos, quatro a mais do que Neuville. Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing) aparecem em seguida, com 31 – somaram apenas um no Power Stage depois da escapada de estrada do sábado à noite. Os franceses perderam quase 20 minutos para tirar o carro de um banco de neve.
Oliver Solberg foi um dos destaques da segunda etapa da temporada. Com o Hyundai i20 WRC semi-oficial do Team 2C (Junior Team da marca sul-coreana), o filho de Petter se mostrou à vontade na neve e, mesmo com um novo navegador – Aaron Johnston foi impedido de largar por resultado inconclusivo para Covid e deu lugar a Seb Marshall -, terminou o Arctic Rally em sétimo, à frente dos dois Ford Fiesta da M-Sport (Teemu Suninen e Gus Greensmith). O japonês Takamoto Katsuta conseguiu seu melhor resultado no Mundial com o quarto Yaris – a sexta posição. Entre os carros R5, vitória de Esapekka Lappi, com um VW Polo GTI.
Arctic Rally Finland
Mundial de Rally (WRC) 2021: segunda etapa
Siga o Racemotor no: