TCR América do Sul confirma início da disputa em 2021
O momento econômico é delicado na América do Sul diante da pandemia de Covid-19, mas os planos estão mantidos. A partir de 2021, a América do Sul ganhará um campeonato de turismo no regulamento TCR, com etapas em Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O TCR South America traz de volta uma competição internacional para a região com a chancela Codasur. E com a promessa de envolvimento de novas montadoras além das 15 com modelos já homologados.
A competição será realizada pelo argentino Felipe McGough e por Maurício Slaviero. O paranaense, ex-piloto (Sul-Americano F3) é hoje braço-direito de Marcello Lotti, criador do regulamento e responsável pela Copa do Mundo (FIA WTCR). Cuida, ainda, da futura versão elétrica da competição – o eTCR. Outro nomes envolvido é o do também ex-piloto Victor Rosso, diretor-esportivo. E Eliseo Salazar estará à frente da prova chilena, em Temuco. Serão 26 lugares disponíveis no grid para equipes que terão de submeter o interesse em participar.
A primeira proposta de calendário prevê oito rodadas duplas. Além do Chile e do Uruguai (Rivera), fronteira com o Brasil; a Argentina terá três eventos – a ideia é realizá-los em Buenos Aires, Termas de Rio Hondo e Villicum (San Juan). No Brasil, segundo Slaviero, Interlagos é parada praticamente confirmada. Curitiba (que recebeu o FIA WTCC) depende do futuro da pista, enquanto Velo Città, Goiânia e um traçado gaúcho são opções para a terceira prova.
Conceito
Os carros no regulamento TCR contam com o chassi de produção, motores 1.750cc a 2.000cc quatro cilindros turbo (350cv); câmbio sequencial de seis marchas e peso máximo de 1.265kg. O desempenho entre os diferentes conceitos é equilibrado por um Balance of Performance (BOP).
No TCR América do Sul, a programação será concentrada em dois dias. No sábado, treinos livres e a qualificação. Domingo, duas corridas de 35 minutos – a primeira com as 10 primeiras posições do qualificatório invertidas; a segunda com a ordem normal. E a proposta é definir datas que não conflitem com Stock Car e Super TC2000.
Siga o Racemotor no: