TCR South America se divide em dois na temporada 2023
Ainda falta uma rodada dupla este ano (no Autódromo Villicum, de San Juan, na Argentina), mas a organização do TCR South America já trabalha para 2023. E com novidades além da criação do Brasileiro da categoria internacional de turismo, já anunciada. A temporada marcará a divisão da série regional em dois campeonatos à parte: Sprint e Endurance, com vencedores independentes. Com isso, o número de etapas, atualmente de oito, passa a 12. Fator interessante para que as equipes amorteçam o custo de participação e o investimento necessário para alinhar.
Além disso, a ordem dos países no calendário passará por uma inversão. O Brasil, que normalmente abria o TCR sul-americano, passa a receber suas últimas provas. Inverte a posição com a Argentina. Na série Sprint serão oito eventos – três em pistas argentinas; um no Uruguai e os quatro restantes em circuitos brasileiros.
Quatro corridas vão compor o calendário da Série Endurance: duas na Argentina; uma no Uruguai e outra no Brasil. A extensão das provas passará dos atuais 60 para 100 minutos, com a adoção do reabastecimento de combustível.
O TCR Brasil será composto por seis rodadas duplas, uma delas em solo uruguaio (Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul); outras quatro ao lado da competição sul-americana e uma avulsa.
A expectativa é de aumento nos grids, especialmente com o início das vendas do Toyota Corolla GRS TCR aos times parceiros. Ainda de forma oficial, em desenvolvimento (não pontua para o campeonato), o modelo japonês venceu pela primeira vez neste domingo, em Buenos Aires, com Jorge Barrio.
Há ainda a perspectiva de adoção de um sistema híbrido leve como primeiro passo rumo à propulsão mista, que pode passar ainda pelo uso de combustíveis sustentáveis.
Siga o Racemotor no: