Terceira consecutiva para Ott Tanak. A briga pelo WRC agradece
Thierry Neuville, Sebastien Ogier, Craig Breen, Mads Ostberg. A lista de vítimas ilustres durante os três dias de prova do Rally da Turquia, décima etapa da temporada do WRC, foi caprichada – culpa, em boa parte, do piso de terra bastante castigado e exigente, que não perdoava erros. Quem vinha num ritmo mais conservador e preocupado com o equipamento acabou levando a melhor. E pela terceira vez consecutiva. Depois de brilhar no velocíssimo tapete de piso batido da Finlândia e no misto de asfalto e concreto da Alemanha, Ott Tanak e seu navegador Martin Jarveoja venceram também a prova turca, entrando de vez na luta pelo título da competição.
Com apenas 35 quilômetros cronometrados no terceiro e último dia de rally, Tanak entrou no modo administração de vantagem, tanto mais que contava com o companheiro de equipe Jari-Matti Latvala a seguir. As três primeiras posições da véspera não se modificaram, com o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai I20 WRC) retornando ao pódio.
Neuville e Ogier, que deixaram a prova no sábado depois de problemas de suspensão (o francês da Ford ainda tentou voltar, mas saiu da estrada na parte da tarde) puderam retornar no sistema de Super Rally, em busca dos pontos extras do Power Stage, o último estágio. O belga da Hyundai foi o mais rápido, somando cinco pontos, enquanto Ogier, além dos quatro pontos da segunda posição, ainda recuperou um 10º posto final.
Com os rallies de Gales, Espanha e Austrália restando, Neuville soma 177 pontos, 13 a mais do que Tanak e 23 a mais do que Ogier, transformando o que era um duelo pelo título numa disputa entre o trio.
Rally da Turquia
WRC: décima etapa
Resultado final
1. Tanak/Jarveoja (EST/Toyota Yaris WRC) 3h34min22s
2. Latvala/Anttila (FIN/Toyota Yaris WRC) a 22s3
3. Paddon/Marshall (NZl-GBR/Hyundai i20 WRC) + 1’46”3
4. Suninen/Markkula (FIN/Ford Fiesta WRC) + 4’10”9
5. Mikkelsen/Jaeger (NOR/Hyundai i20 WRC) + 7’11”7
6. Solberg/Minor (NOR-AUT/Skoda Fabia R5) + 13’40”6
7. Kopecky/Dresler (TCH/Skoda Fabia R5) + 18’25”2
8. Tempestini/Itu (ITA-ROM/Citroen C3 R5) + 19’37”1
9. Ingram/Whitlock (GBR/Skoda Fabia R5) + 20’21”3
10. Ogier/Ingrassia (FRA/Ford Fiesta WRC) + 20’51”2