Terremoto na McLaren: Eric Boullier sai e brasileiro assume direção esportiva
Mais um capítulo no inferno astral da McLaren que, por longos anos (especialmente sob o comando de Ron Dennis) fez da estabilidade nos bastidores um dos segredos para o sucesso no Mundial de Fórmula 1. Se nas décadas de 1980 e 1990 falar em mudanças de chefia e problemas administrativos era comum na então principal adversária (Ferrari), agora é a escuderia de Woking quem vive constantes mexidas, diante dos resultados decepcionantes na pista. A última delas, justamente na semana da prova de casa do time laranja, o GP da Inglaterra, em Silverstone.
“Racing director” da equipe desde 2014, vindo da Renault, Eric Boullier deixou o posto – segundo o comunicado oficial, pediu seu desligamento, aceito pelo team principal Zak Brown, homem de confiança de Mansour Ojjeh, principal acionista desde a saída de Dennis. Com isso, o responsável pelas operações de pista (e que será o rosto mostrado diante dos monitores de telemetria e controle dos boxes durante os GPs) passa a ser ninguém menos que Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, campeão da CART (F-Indy) e dono de uma experiência como proprietário de equipe na IMSA. O ex-ferrarista Andrea Stella (era engenheiro de Fernando Alonso) assume o posto de Diretor de Performance.
No comunicado que oficializa as mudanças, Brown reconhece (como se ainda fosse necessário) que o desempenho do MCL33, agora com unidade de potência Renault, e portanto, sem a desculpa dos problemas dos propulsores Honda, está abaixo das expectativas, e alega que “as causas são sistêmicas e estruturais, o que exige mudanças radicais de cima para baixo”.
Vale lembrar que, nos últimos anos, a queda de rendimento do time já havia feito vítimas ilustres, especialmente entre os homens de confiança de Ron Dennis; caso de Martin Whitmarsh.