Testes da Fórmula E terminam com ‘estreante’ na ponta

Se Alejandro Agag, idealizador e homem-forte da Fórmula E, tem canal direto de comunicação com São Pedro não se sabe. Mas a chuva na sexta-feira que encerrou os treinos coletivos da categoria no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha) parece ter vindo sob encomenda. Afinal, pilotos e equipes tiveram dois dias inteiros para desenvolver os novos powertrains e se acostumar ao chassi Spark Dallara Gen2, que faz sua estreia na quinta temporada da categoria. Faltava entender o comportamento das máquinas e dos pneus mistos Michelin em condições de aderência limitada.

Pois mesmo com asfalto molhado o domínio foi da BMW (que estreia esse ano em parceria com a Andretti Autosport), com Alexander Sims, que já havia comandado o pelotão na terça-feira e destaque para os bons desempenhos de dois ex-F-1: Pascal Wehrlein, terceiro com a Mahindra, e Felipe Massa, sétimo com o monoposto da Venturi. O brasileiro, aliás, chamou a atenção pela rápida adaptação ao equipamento, aparecendo entre os 10 primeiros nos três dias de trabalho. Algo que já se previa também com Lucas di Grassi (campeão de 2016/2017) e a máquina da Audi Sport ABT.

Quem parece ainda ter algum trabalho pela frente é Nelsinho Piquet, com o carro da Jaguar. O 13º posto no acumulado de Mitch Evans e o 22º do filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 mostram que os britânicos ainda precisam tirar mais do propulsor elétrico até a abertura da temporada, dia 5 de dezembro com o ePrix de Ad Diriyah, na Arábia Saudita.

Testes coletivos Fórmula E

Combinado dos três dias

1 – Antonio Felix da Costa (POR), BMW i Andretti Motorsport, 1:16.977s
2 – Jean-Eric Vergne (FRA), DS TECHEETAH, 1:17.342s
3 – Alexander Sims (ING), BMW i Andretti Motorsport, 1:17.402s
4 – Jerome D’Ambrosio (BEL), MAHINDRA RACING, 1:17.431s
5 – Andre Lotterer (ALE), DS TECHEETAH, 1:17.437s
6 – Sebastien Buemi (SUI), Nissan e.dams, 1:17.473s
7 – Lucas di Grassi (BRA), Audi Sport ABT Schaeffler, 1:17.535s
8 – Felipe Massa (BRA), VENTURI Formula E Team, 1:17.696s
9 – Edoardo Mortara (ITA), VENTURI Formula E Team, 1:17.729s
10 – Pascal Wehrlein (ALE), MAHINDRA RACING, 1:17.781s
11 – Daniel Abt (ALE), Audi Sport ABT Schaeffler, 1:17.819s
12 – Jose Maria Lopez (ARG), GEOX DRAGON, 1:17.830s
13 – Mitch Evans (NZL), Panasonic Jaguar Racing, 1:17.864s
14 – Maxi Gunther (ALE), GEOX DRAGON, 1:17.947s
15 – Stoffel Vandoorne (BEL), HWA RACELAB, 1:18.032s
16 – Robin Frijns (HOL), Envision Virgin Racing, 1:18.088s
17 – Sam Bird (ING), Envision Virgin Racing, 1:18.115s
18 – Gary Paffett (ING), HWA RACELAB, 1:18.164s
19 – Tom Dillmann (FRA), NIO Formula E Team, 1:18.217s
20 – Oliver Turvey (ING), NIO Formula E Team, 1:18.240s
21 – Antonio Fuoco (ITA), GEOX DRAGON, 1:18.284s
22 – Nelson Piquet Jr (BRA), Panasonic Jaguar Racing, 1:18.498s
23 – Dani Juncadella (ESP), HWA RACELAB, 1:19.353s
24 – Oliver Rowland (ING), Nissan e.dams, 1:20.416s

 

Aqui você confere uma volta pelo ponto de vista do piloto: no caso, o holandês Robin Frinjs, que defende a Audi no DTM e testou o carro da Envision Virgin Racing

 

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais