Título mundial da Fórmula E 2024 fica com Pascal Wehrlein
Derrota em casa para a equipe Jaguar TCS no Mundial ABB FIA da Fórmula E. O time britânico chegou à rodada dupla decisiva da temporada 2024, em Londres, com Nick Cassidy liderando a classificação e Mitch Evans em segundo. O título, no entanto, ficou com Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). O ex-piloto de Sauber e Manor no Mundial de F-1 venceu a corrida no sábado e, no E-Prix deste domingo, recebeu a bandeirada em segundo, atrás apenas de Oliver Rowland (Nissan). O suficiente para confirmar a conquista inédita.
Cassidy, sétimo na véspera após largar em 17º, se recuperou na qualificação para a prova decisiva, garantindo a pole, com Evans em terceiro e Wehlein em quarto. Evans logo deixou para trás Max Gunther (Maserati MSG). Edoardo Mortara (Mahindra) e Jake Dennis (Andretti) se tocaram na segunda volta, exigindo a entrada do safety car.
Após a relargada, Wehrlein superou Gunther, mas Cassidy e Evans seguiam à frente. Se inicialmente havia colaboração entre eles, no acionamento inicial do Attack Mode a luta foi dura. Novamente o Porsche Taycan voltou à pista do ExCel quando Jehan Daruvala (Maserati MSG) e Sam Bird (McLaren) se acharam. Ele ainda retornaria depois que um toque de Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) em Cassidy provocou o furo de um dos pneus do carro do neozelandês, ainda atingido por Gunther, e o tirou da briga pelo campeonato.
Evans e Wehrlein ainda precisavam acionar pela última vez o Attack Mode mas, enquanto o piloto alemão acertou a manobra, o da Jaguar não fez o mesmo e precisou repeti-la na volta seguinte. O suficiente para que o representante da Porsche assumisse o segundo lugar, deixando o rival em terceiro. Já fora da luta, Rowland cruzou à frente de Wehrlein. Para Evans, um terceiro lugar com sabor amargo.
Confiança
“Nem sei o que dizer, é algo inesperado. Tínhamos uma chance, e sempre acreditei nela. Pensava que poderia conseguir. Mesmo quando tive problemas com o carro, disse que enxergava o título. É muito bom, estou orgulhoso de todos no time”, festejou Wehrlein. Com seu título, a Porsche mantém a hegemonia de suas unidades de potências, campeãs também ano passado com Dennis e a Andretti.
Lucas di Grassi (ABT Cupra) somou os dois pontos do nono lugar em Londres, para fechar o campeonato em 23°. Em 11° na bandeirada, Sérgio Sette Câmara (ERT) completou a temporada em 20°, logo atrás do companheiro de time Dan Ticktum.
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