Toro Rosso STR14: para deixar de ser ‘apenas’ cobaia

A segunda nova máquina para o Mundial de Fórmula 1 de 2019 deu as caras, no que talvez seja o lançamento mais curto da história do circo. Um vídeo de apenas um minuto, sem firulas ou discursos, deu fim ao mistério envolvendo a Toro Rosso STR14-Honda. Felizmente em pouco tempo as fotos de divulgação do modelo apareceram, permitindo uma ideia mais precisa do último trabalho de James Key no time de Faenza, antes da ida para a McLaren.

E que a base de partida para o projeto foi o carro de 2018 não há dúvidas, como se pode ver na tomada de ar sobre a cabeça do piloto; a forma da carenagem do motor ou no desenho dos sidepods, impressionantemente curtos, com uma parte superior abaulada (a partir da logomarca da Honda) que ajuda a desviar o fluxo de ar da suspensão traseira. E tanto as pequenas entradas de ar quanto as carenagens que as envolvem mostram clara inspiração na Ferrari. Embora sem dados oficiais, a impressão é de que o entre-eixos cresceu em relação ao STR13, com a parte da célula de sobrevivência que aloja as pernas dos pilotos mais longa.

Curiosamente, Key parece ter buscado inspiração justamente na McLaren para o desenho do bico (mais estreito e com um pequeno degrau na junção com o cockpit) e do suporte da nova asa dianteira, que se prolonga por toda a sua extensão com pequenas entradas de ar ajudando a criar vórtices e a direcionar o fluxo para a parte interna. Câmbio e suspensão traseira foram herdados da Red Bull.

Mesmo com uma dupla de pilotos que precisa mostrar serviço para a implacável vigilância de Helmut Marko e Franz Tost (o estreante Alexander Albon e o ‘recuperado’ Daniil Kvyat), as expectativas são bem mais positivas que as de 2018, quando o time ficou com a penúltima posição entre os construtores, à frente apenas da Williams. Tudo indica que, desta vez, a ex-Minardi não terá de fazer o papel de cobaia para a RBR, o que a obrigou a sacrificar resultados e confiabilidade em nome de dados e informações para ajudar Adrian Newey a desenvolver o RB15.

Scuderia Toro Rosso STR14
Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais