Toyota #8 vence as 8h de Portimão. Pódios para Negrão e Serra no WEC
Deu a lógica nas 8h de Portimão, segunda etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) 2021. Ajudados pelo sistema híbrido e pelo menor consumo de combustível, os Toyota GR010 HY garantiram a dobradinha na pista portuguesa. Com uma ordem definida dos boxes, a menos de meia hora para o encerramento. O #7 (Lopez/Conway/Kobayashi) foi orientado a dar passagem para o #8. Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima completaram as 300 voltas 1s8 à frente dos companheiros de equipe. A marca japonesa festejou sua centésima prova na história da competição.
Pole, o Alpine A480 Gibson de André Negrão, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre liderou nas primeiras horas e voltou a comandar com as paradas dos protótipos japoneses. Mas o tempo perdido com as duas paradas extras nos boxes fez a diferença e colocou o carro da equipe francesa na terceira posição.
“Diante disso acho que fizemos um ótimo trabalho. Enquanto essa vantagem não foi utilizada, na primeira metade da corrida, nós fomos muito competitivos e lideramos a prova. Mas todo mundo sabia que era uma luta muito difícil de vencer”, destacou o brasileiro.
O estreante Glickenhaus 007 teve uma prova complicada. Se manteve em sexto na geral até um toque que exigiu uma parada longa para avaliação e recuperação dos danos. Em seguida foi necessário trocar a embreagem. O que derrubou o #709 (Briscoe/Dumas/Westbrook) para a P.30, a 54 voltas dos vencedores.
Dobradinha também na LMP2, para os Oreca-Gibson da JOTA Racing. O #29, de Antonio Felix da Costa, Anthony Davidson e Roberto Gonzalez superou, por quatro segundos, o #28, de Stoffel Vandoorne, Sean Gelael e Tom Blomqvist.
GTE
Na GTE Pro, as Ferrari 488 GTE da AF Corse levaram a melhor sobre os Porsche 911 RSR, que garantiram os dois primeiros lugares no grid. A estratégia do time italiano foi fundamental para que James Calado e Davide Rigon vencessem com a #51. Daniel Serra e Miguel Molina garantiram o 1-2.
Outra 488 GTE triunfou na GTE Am: a do Team Cetilar, com Antonio Fuoco, Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto. O Aston Martin Vantage GTE #98 da AMR Northwest, com Marcos Gomes, Augusto Farfus e Paul dalla Lana ficou com a quarta posição. Já Felipe Fraga e o Vantage #33 da TF Sport terminaram na oitava posição.

Siga o Racemotor no: