Toyota #8 sobra e vence as 6h de São Paulo. Porsche domina na LMGT3
Doze anos depois de conquistar sua primeira vitória no Mundial de Endurance (FIA WEC) em Interlagos, a Toyota repetiu o feito no retorno da competição ao Brasil. Brendon Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi dominaram as 6h de São Paulo com o GR010 Hybrid #8. Depois de ocupar a segunda posição nas duas primeiras horas de corrida, o hypercar japonês herdou a liderança do outro carro do time, o #7, que largou da pole. Um problema na unidade de controle eletrônico exigiu um pit mais longo para o reparo da máquina do trio Kamui Kobayashi / Mike Conway / Nyck de Vries.
Na LMGT3, o trio feminino da Iron Dames (Sarah Bovy/ Rahel Frey/Michelle Gatting, no Lamborghini Huracán #85 largou na frente e, graças ao ótimo primeiro stint de Bovy, se manteve à frente nas primeiras 60 voltas. A belga foi superada por Alex Malykhin, no Porsche 911 GT3R #92 da Manthey PureRxcing.
Frey se mantinha na luta pelo pódio quando um superaquecimento, na volta 145, tirou das meninas a chance de um bom resultado. Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler levaram o carro alemão à primeira posição, seguidos pelo Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing.
Nicolas Costa fez bonito na McLaren 720S GT3 #59 da United Autosports. Responsável pelos dois últimos stints, após a pilotagem de James Cottingham e Gregoire Saucy, o carioca se defendeu nas voltas finais de Maxime Martin, no BMW M4 GT3 #46 (também de Valentino Rossi) e de Alessio Rovera (Ferrari 296 GT3 #55 / Vista AF Corse). No BMW M4 #31 da WRT, Augusto Farfus ficou com o décimo lugar. O carro foi punido com um drive through por irregularidade em um período de Full Course Yellow.
Corrida movimentada
As neutralizações, aliás, foram apenas três ao longo das 236 voltas, e sem a necessidade de entrada do safety car. Toques, rodadas e brigas acirradas, no entanto, não faltaram. O Porsche 963 LMDh #6 (Porsche Penske Motorsport), por exemplo, foi espremido pelo 963 LMDh #12 da JOTA Sport, com Will Stevens, na Reta Oposta.
Laurens Vanthoor / Kevin Estre / Andre Lotterer conseguiram se recuperar para receber a bandeirada em segundo, a 1min08 do Toyota #8. O Porsche #5 oficial (Matt Campbell / Fred Makowiecki / Michael Christensen) completaram o pódio. Foram ajudados por uma punição aplicada à Ferrari 499P #50.
Com Kobayashi no último stint, o Toyota #7 ainda avançou à quarta posição final, seguido pelas Ferrari #50 e 51. Pontos também para a Peugeot, oitava com o #93; a BMW, nona com o #15 e a Alpine, décima com o #36. O LMDh francês contou com o ótimo trabalho de Mick Schumacher, que marca seu primeiro ponto na competição. A vitória do #8 foi a quinta de um carro diferente pela Hypercar nas cinco etapas da competição.
O retorno do WEC ao Brasil foi sucesso também de público. Ao longo dos três dias, 73.205 pessoas estiveram em Interlagos para acompanhar um espetáculo que, dentro e fora da pista, foi de alto nível.

Siga o Racemotor no: