Toyota domina 1000 Milhas de Sebring. Serra no pódio
Deu a lógica na abertura do Mundial de Endurance 2023. Primeira a desenvolver um Hypercar para o regulamento atual, há dois anos, a Toyota colocou seus dois GR 010 Hybrid nas primeiras posições das 1000 Milhas de Sebring. Com vitória do #7, de Kamui Kobayashi, José Maria López e Mike Conway, seguido pelo #8, de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. Na volta à principal categoria das provas de longa duração após meio século, a Ferrari colocou o 499P #50 (Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen) na terceira posição, a duas voltas dos carros japoneses.
O Hypercar de Maranello largou da pole, mas perdeu a liderança logo nas primeiras voltas, após o safety car provocado pelo capotamento da Ferrari 488 GTE #21 AF Corse, com o argentino Luis Perez Companc ao volante, ainda na quinta volta. Para piorar, foi punido com um drive through por ultrapassagem durante o período de neutralização e, mais tarde, com cinco segundos por irregularidade em um pitstop. O #50 brigou por boa parte da prova com o Cadillac V-Series R #02 da Ganassi (Alex Lynn, Richard Westbrook e Earl Bamber), melhor entre os LMDh.
O #51 (Alessandro Pierguidi, Antonio Giovinazzi e James Calado) perdeu terreno quando o primeiro acertou uma Ferrari 488 da GTE Am, furando o pneu traseiro esquerdo e danificando a lateral do 499P. A Glickenhaus não conseguiu ir além da volta 62 (de 239) com seu Hypercar 007. Pior para a Peugeot, que sofreu uma série de problemas com seus 9X8. Sem um ritmo à altura de Toyota, Ferrari e Cadillac, a Porsche Penske Motorsport colocou seus dois 963 LMDh em quinto e sexto.
LMP2
Na preparação para alinhar seu 963 LMDh a partir de Spa-Francorchamps (terceira etapa), a Jota venceu na LMP2 com David Beckmann, Yifei Ye e Will Stevens, no Oreca #48, que não fará todo o campeonato. Levou a melhor na disputa com o #22, da United Autosports, e o #63 da Prema, que liderava a poucas voltas do fim, mas precisou de um reabastecimento extra. No Oreca do time italiano, destaque para a ótima prova da francesa Dorianne Pin. Finalista do FIA Girls on Track de 2020 ao lado de Antonella Bassani e Júlia Ayoub, ela foi ao pódio na estreia.
No #28 da Jota, Pietro Fittipaldi ficou com a sexta posição, ao lado de Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hansson.
GTE Am
Um dos mais fortes gentlemen drivers da endurance internacional, o norte-americano Ben Keating levou na GTE Am ao lado de Nicky Catsburg e do argentino Nico Varrone, no Corvette C8R #33. Em sua primeira corrida na Ferrari 488 GTE #57 da Kessel Racing, Daniel Serra conquistou um ótimo terceiro lugar ao lado do americano Scott Huffaker e do gentleman driver japonês Takeshi Kimura.

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