Toyota passa a régua no WRC e vai de Ogier, Evans e Rovanpera em 2020
Mundança completa na Toyota Gazoo Racing para o Mundial de Rally (WRC) 2020. A rede de boatos da categoria acertou e o time comandado por Tommi Makinen ganha nova composição para a temporada. Liderado pelo hexacampeão Sebastien Ogier, que deixou a Citroën após apenas um ano, insatisfeito com a incapacidade de encarar a concorrência (Hyundai e a própria Toyota). Jari-Matti Latvala e Kris Meeke ganharam o bilhete azul.
Ogier chegou a testar o Yaris WRC quando da saída da Volkswagen do campeonato e sabe o que encontrará com o carro japonês. Para um britânico que sai (Meeke), outro chega. O galês Elfyn Evans é bem mais discreto que o antecessor, inclusive na condução. Costuma cometer menos erros e a vitória no Wales Rally GB de 2018 mostrou seu potencial.
Sem o campeão Ott Tanak, que vai de Hyundai em 2020, Makinen optou, para o terceiro carro, pelo compatriota Kalle Rovanpera. O filho de Harri (ex-piloto Peugeot e Seat) ganhou a atenção do mundo num vídeo em que pilotava um Subaru Impreza com oito (sim) anos de idade. Desde então, vem sendo cuidadosamente preparado e, na atual temporada, conquistou o título na classe WRC2 Pro, com o Skoda Fabia R5 da casa checa.
Siga o Racemotor no: