Tricampeão dá as cartas na abertura da Nascar Whelen Euro Series
Um pelotão furioso de 33 carros com nomes de grande experiência; acidentes, toques e disputas emocionantes. Mas, na abertura do campeonato da Nascar Whelen Euro Series, em Valência, um piloto não deu chance aos rivais na Elite 1. De volta ao campeonato com o Mustang da Racing Engineering, que estreia na competição, Ander Vilariño foi pole e venceu as duas provas – na primeira, cruzou a linha 1s510 à frente do belga Stienes Longin (PK Carsport), com o israelense Alon Day (também ex-campeão com experiência na Xfinity Series) em terceiro.
A segunda corrida, no domingo, foi marcada por um toque já nos primeiros metros entre o italiano Mauro Trione e a alemã Ellen Lohr, provocando a neutralização da prova. Na frente, Vilariño (filho de Andrés Vilariño, um dos grandes nomes do Europeu de Subida de Montanha) controlou mais uma vez a vantagem para Longin, com Loris Hezemans em terceiro. Bobby Labonte, com o carro #70, somou um 18º e um 14º lugares. Já Jacques Villeneuve, com o #32 da Go Fas, foi 11º primeiro na corrida 1, e abandonou na segunda, com problemas mecânicos.
Incerteza e arrojo de sobra também na Elite 2. Se o norte-americano Myatt Snider (filho do repórter especializado em automobilismo Marty Snider) confirmou o favoritismo na qualificação e garantiu a pole a bordo do mesmo #48, seu compatriota Andre Castro (de origem colombiana) tomou a ponta da primeira prova, com o suíço Giorgio Maggi próximo dos dois. O pódio parecia definido na última volta mas, na Curva 14, uma tentativa otimista de Snyder provocou o toque com Castro e abriu caminho para a vitória de um paciente Maggi. Seu compatriota Vittorio Ghirelli e o tcheco Martin Doubek foram segundo e terceiro.
Na segunda prova, um toque nos primeiros metros provocou a entrada do safety car. Com a bandeira verde, um pelotão de seis carros passou a disputar a ponta, puxado por Snider, que acabou ultrapassado pelo italiano Nicholas Risitano a seis voltas do fim. Com nova neutralização, Snider acabou vacilando na relargada e perdeu a segunda posição para Castro, seguido por Ghirelli na bandeirada – o norte-americano vindo da Gander Truck Series terminaria em sexto. A se lamentar apenas a ausência de brasileiros justamente no momento em que a categoria vive seu melhor momento.