Troco da Toyota sobre a Ferrari nas 6h de Monza. Pietro leva na LMP2
A festa era para a Ferrari, depois da conquista das 24h de Le Mans, mas quem comemorou no alto do pódio elevado foi a Toyota. Na retomada do Mundial de Endurance (FIA WEC) após a clássica francesa, Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria ‘Pechito’ Lopez (Toyota GR010 Hybrid #7 / Gazoo Racing) venceram as 6h de Monza, quinta etapa da temporada. Depois de conquistar a pole, o trio conseguiu se defender da pressão da Ferrari 499P #50 (Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina).
Os dois outros carros de japoneses e italianos se encontraram na primeira freada para a chicane após a reta dos boxes – o Toyota #7, com Sebastien Buemi, acertou o 499P #51, com Antonio Giovinazzi. O que exigiu de ambos uma corrida de recuperação e deu, à Peugeot, a chance de chegar ao primeiro pódio do 9X8, graças a Mikkel Jensen, Jean-Eric Vergne e Paul di Resta – o hypercar francês chegou a liderar.
Com penalizações aplicadas ao #7 e ao #51, o Porsche 963 #5 (Porsche Penske Motorsport) de Duncan Cameron, Michael Christensen e Frederic Makowiecki herdou o quarto lugar, como melhor LMDh. Em sua estreia no Vanwall Vandervell 680 Hypercar, João Paulo de Oliveira foi o 19° na geral, em trio com Tristan Vautier e Esteban Guerrieri.
LMP2
Na LMP2, Brasil no alto do pódio com Pietro Fittipaldi, ao lado de David Heinemeier-Hansson e Oliver Rasmussen, no Oreca Gibson #28 da JOTA Sport. Eles completaram as seis horas de prova uma volta à frente do Alpine Gibson #36 (Vaxiviere/Canal/Milesi). André Negrão, no Alpine #35, foi o oitavo.
Na GTE Am, domínio do Porsche 911 RSR #77 (Dempsey Proton Racing), com Christian Ried, Julien Andlauer e Mikkel Pedersen. A coincidência de datas com a Stock tirou de Daniel Serra a chance de competir na Ferrari 488 Evo #57 da Kessel Racing.

Siga o Racemotor no: