Turismo Nacional BR acelera em Londrina cercado de novidades
Chegou a hora de acelerar para o campeonato em maior crescimento do automobilismo brasileiro. Se as montadoras ainda não repetem o que faziam nas décadas de 1970, 80 e 90 (Divisão 3; Marcas e Pilotos), preparadores e pilotos resolveram por as mãos à obra e renovaram o cenário do Turismo Nacional, que começa neste fim de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina.
O sucesso das duas primeiras temporadas da competição no formato atual levou ao desenvolvimento de vários modelos inéditos nas pistas verde e amarelas: casos do VW Up; do Toyota Etios; do Peugeot 208 e do Nissan March, que se juntam aos Fiats Mobi e Uno; ao Hyundai HB20; ao Chevrolet Onix, aos Fords New Fiesta e New Ka; ao VW Gol G7 e ao Citroën C3 na Classe 1, que reúne os modelos mais recentes. Neste ano, ela será dividida em três classes: Super, Pro e Light e ao longo do ano deve chegar à marca de 40 máquinas.
E terá campeão inédito, já que o gaúcho Fabiano Cardoso preferiu se concentrar no trabalho de preparador, com a Fast Racing (é também um dos responsáveis pela Copa HB20) e tomará conta de cinco carros. Candidatos fortes não faltam. O trabalho intenso para montar os novos modelos, no entanto, faz com que alguns deles ainda fiquem de fora na primeira rodada dupla, enquanto, para outros, o fim de semana seja um primeiro teste. “Trabalhamos até de madrugada, mal consegui dar umas voltas para ver que estava tudo bem e foi partir para Londrina. É torcer para o carro ser competitivo de cara”, destaca o mineiro Wilton Pena, que estreia seu Gol #53 (Pace Car).
Promessa de muita disputa também na Classe 2, que passa a oferecer título único (ano passado era dividida nas classes A e B). Os modelos de concepção mais antiga (de 1997 a 2017) devem reunir em média, por etapa, pelo menos 20 carros, número que deve aumentar com o reforço das máquinas dos estaduais. Os VW Gol ‘Bolinha’ e GM Celta e Corsa serão maioria no grid.
Nesta primeira etapa, a recém-criada Classe 3, para os carros do Trofeo Linea e do extinto Brasileiro de Marcas ainda não será disputada. A organização acredita que já em Guaporé, na segunda etapa, seja possível reunir ao menos seis inscritos.
