Uma máquina especial para um piloto especial: os detalhes da BMW de Alessandro Zanardi
Se ainda faltavam exemplos da força de Alessandro Zanardi, o mais recente resume do que é capaz o bolonhês de 51 anos, que não para de surpreender e estabelecer novas marcas. Dois depois de conquistar duas medalhas no Mundial de Paraciclismo disputado em Maniago (Itália), ele já estava em Vallelunga, autódromo próximo a Roma, para o primeiro real teste com a BMW M4 DTM adaptada que comandará na visita do Alemão de Turismo a Misano Adriatico, nos dias 25 e 26.
Ontem e hoje, foram impressionantes 294 voltas, ou cerca de 1.200 quilômetros, que serviram especialmente para avaliar e ajustar os comandos especiais que permitirão ao bicampeão da Indycar (e dos Jogos Paralímpicos) acelerar, cambiar e frear apenas com os braços – desta vez ele pilotará sem a ajuda das próteses nas pernas.
O Racemotor mostra o que foi feito pela engenharia da BMW Motorsport para permitir a Zanardi render o máximo diante de uma concorrência que não dará desconto.
O comando dos freios foi colocado no console central (tal como a alavanca do freio de mão em carros de rua, ou do câmbio sequencial em modelos de competição), com uma pequena alavanca interna que faz as vezes de freio de estacionamento. O cilindro-mestre recebeu mudanças para que a força aplicada seja menor que a normalmente usada com os pés. O acelerador é acionado por um anel em fibra de carbono solidário ao volante (fica atrás dele).
Para evitar movimentos mais amplos e facilitar o processo, as duas alavancas para troca de marchas foram colocadas à direita da direção – há um comando para redução também junto à alavanca de freios, já que as duas ações serão executadas muitas vezes em conjunto. O miolo do volante, com as luzes que indicam a subida dos giros e o momento de mudança de marcha, bem como seus vários comandos (rádio, limitador de velocidade, regulagem da mistura e distribuição da frenagem, por exemplo), são semelhantes aos dos outros cinco BMW. A grande diferença no cockpit é a ausência de pedais, com uma embreagem centrífuga automática.