Verstappen dá fim a domínio da Mercedes no COTA e larga na frente no GP dos EUA

Depois de uma sexta-feira de Mercedes na frente e dificuldades para Max Verstappen em Austin, um sábado de desfecho inverso na qualificação para o GP dos Estados Unidos, 17ª etapa do Mundial de Fórmula 1. O holandês e a Red Bull Honda deram fim a uma hegemonia do time da estrela no COTA que vinha de 2014. Um carro do time do touro vermelho volta a largar na frente na prova norte-americana depois de oito anos (Sebastian Vettel puxou a fila em 2013).

O líder do campeonato, que conseguiu a nona pole na temporada, terá Lewis Hamilton a seu lado na primeira fila. O heptacampeão ficou a 0s2 da volta mais rápida no Q3 (1min32s910), sem em nenhum momento ser mais rápido que o time rival. No Q1, Charles Leclerc levou a Ferrari à primeira posição, com Verstappen e Sergio Perez em seguida. No Q2, Mercedes e Red Bull optaram pelos pneus médios e, com essa condição, o holandês foi 0s33 mais rápido que o britânico.

Na última parte da qualificação, Perez, empurrado pela numerosa torcida mexicana, teve a pole provisória nas mãos após a primeira série de tentativas, seguido pelo companheiro. No entanto, com a chegada da chuva, não conseguiu melhorar o tempo o suficiente na segunda saída com pneus macios novos – por 0s015 acabou superado também por Hamilton. Mas como larga do lado limpo da pista, pode atacar o #44 na forte subida que leva à Curva 1.

Valtteri Bottas fechou a qualificação em quarto, mas largará em nono com a punição pela troca do motor a combustão de sua Mercedes. Com isso, Leclerc fecha a segunda fila, logo à frente do companheiro Carlos Sainz. Daniel Ricciardo levou a melhor no duelo interno da McLaren com Lando Norris. A AlphaTauri também colocou seus dois carros entre os 10.

Fim da fila

Sebastian Vettel (Aston Martin) e George Russell (Williams), que já largariam no fim do grid por troca de toda a unidade de potência, ganham a companhia de Fernando Alonso. A Alpine também estourou o limite do regulamento para dar ao espanhol equipamento novo nesta reta final de campeonato.

* Valtteri Bottas (5 posições); Fernando Alonso, George Russell e Sebastian Vettel (20 posições) punidos por troca de componentes da unidade de potência

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais