Verstappen vence GP da França da F-1 na pista e na estratégia
Terceira vitória de Max Verstappen no Mundial de F-1 2021 e liderança ampliada no campeonato. O holandês teve muito trabalho para levar a Red Bull RB16B #33 ao alto do pódio no GP da França. A começar por um erro na freada para a primeira curva da prova, quando perdeu o ponto de frenagem e foi superado por Lewis Hamilton (Mercedes). A estratégia das duas equipes decidiu a prova: a Red Bull chamou Verstappen duas vezes aos boxes (voltas 18 e 32). Já a Mercedes apostou na possibilidade de o heptacampeão completar as 53 voltas com um só pitstop.
Na volta da primeira parada, Verstappen já estava à frente de Hamilton que, no entanto, seguia próximo. A tentativa de um undercut da Mercedes acabou frustrada quando a rival tomou a iniciativa e chamou o #33 para os boxes. No retorno, o holandês era, em média, 2s mais rápido que os carros do time de Brackley.
A duas voltas do fim, a escolha do time do touro vermelho fez a diferença. Com pneus médios ainda em bom estado, Max Verstappen atacou na primeira parte da reta Mistral sem chance de defesa para Lewis Hamilton. A Red Bull ainda garantiu o terceiro degrau do pódio com Sergio Perez. O mexicano adotou outra estratégia para superar Valtteri Bottas – parou seis voltas depois e, com pista livre, atacou para deixar o insatisfeito finlandês para trás. “Vocês não me escutam, eu disse que tínhamos que parar duas vezes”, reclamou pelo rádio o piloto do #77.
McLaren em destaque
A estratégia também ajudou a McLaren a ser a ‘melhor do resto’, com Lando Norris em quinto e Daniel Ricciardo em sexto. Situação de contraste com a Ferrari, que terminou com os dois carros fora da zona de pontuação – pior desempenho do time de Maranello na temporada. Pierre Gasly voltou a pontuar com a AlphaTauri (sétimo), mesmo caso de Fernando Alonso (oitavo). E as duas Aston Martin fecharam o top-10, com boa recuperação de Sebastian Vettel e Lance Stroll. Os dois começaram o GP francês com pneus duros e contaram com os médios na segunda parte da prova.
No traçado de Paul Ricard, não houve abandonos – pela segunda vez na história da categoria todos os carros receberam a bandeira quadriculada. Verstappen chegou a estar dois pontos atrás de Hamilton até superar o britânico, e parte para a rodada dupla na Áustria 12 pontos à frente do rival.

Siga o Racemotor no: