Vitória brasileira em família no SARR 2021
Domínio brasileiro entre os UTVs na segunda edição do South American Rally Race (SARR), na Argentina. Depois de vencer etapas em 2020 mas esbarrar em problemas mecânicos, Rodrigo Luppi/Maykel Justo desta vez conquistaram o primeiro lugar entre os UTVs, com o Can-Am Maverick X3 da Território Motorsport. Eles foram os mais rápidos em quatro das oito etapas do desafio, por regiões que receberam o Dakar em sua fase sul-americana.
Luppi e Justo largaram para o último dia como vice-líderes, mas dominaram o estágio para comemorar em La Rioja, ponto de início e término da prova de rally cross-country. Superaram os argentinos Jeremias Ferioli/Gonzalo Rinaldi ao fim dos 1.930 quilômetros cronometrados (3.430 no total).
“Foi uma vitória muito difícil, nos superamos todos os dias e estamos muito felizes. Cheguei a achar que não íamos conseguir quando fui rebocado para largar na penúltima etapa. Mesmo essa última etapa foi muito dura e com navegação difícil mas vencemos. Maykel é um grande navegador e mecânico e fez um ótimo trabalho”, destacou Luppi. Em 2020, a dupla foi a vice-campeã do Sertões.
Já Bruno Conti/Filipe Bianchini ficaram com o título na classe 3.2 dos UTVs, também com um Maverick X3. O piloto é filho de Luppi e fazia sua estreia em provas internacionais. “Foi um rali maravilhoso mas muito difícil, teve dias em que não acreditava de tão complicado que era. Meu primeiro título fora do Brasil tem um significado muito especial. Estrear em uma prova internacional já vencendo na categoria foi uma grata surpresa”.
Preparador e dono da equipe, Edu Piano ficou com a sexta posição na geral ao lado do navegador Solon Mendes. O choque numa pedra na quinta etapa impediu à experiente dupla brigar pelo pódio final.
Motos, quads e carros
Nas demais categorias, festa dos donos da casa. Alberto Ontiveros, com uma Beta 430RR, foi o campeão nas motos, batendo o compatriota Santiago Micheloud (Yamaha WR 450F). Entre os quadriciclos, Andres Frini se aproveitou dos problemas mecânicos de Nicolas Cavigliasso (vencedor do último Dakar) para levar a vitória. Nos carros, Juan Cruz/Alejandro Yacopini confirmaram o favoritismo, com a mesma Toyota Hilux V8 que usaram no Dakar.
South American Rally Race 2021
Classificação final
Siga o Racemotor no: