W2RC: mundial unificado de rally cross-country chega em 2022

O ano de 2022 será histórico para os rallies cross-country (ou rally raid, como são conhecidos na Europa). Pela primeira vez a modalidade terá um Mundial unificado para carros, motos, quadriciclos e UTVs, o W2RC – o número é uma referência às duas letras R de rally raid). As federações internacionais de Automobilismo (FIA) e Motociclismo (FIM) finalmente se uniram numa competição comum, promovida pela Amaury Sport Organisation (ASO), já responsável pelo Dakar. O mais tradicional rally do planeta, aliás, será a primeira das cinco etapas.

Além do Dakar, a ASO será encarregada da organização de duas outras provas: o Rally da Andaluzia (Espanha) e o Rally do Marrocos, já sob sua responsabilidade. As demais – o Abu Dhabi Desert Challenge e o Rally do Cazaquistão –; seguem nas mãos de promotores locais. Se a prova na Arábia Saudita terá 14 dias, todas as outras serão disputadas em seis dias para garantir uma padronização técnica.

A ideia da ASO é incluir uma prova sul-americana no calendário, o que pode ocorrer já em 2023. Em agosto um representante da empresa acompanhou o Sertões (que valeu este ano para o Mundial FIM). Outras possibilidades são o Rally do Atacama (Chile) e o South American Rally Race (SARR), na Argentina, que usa trechos percorridos pelo Dakar em sua fase na região.

Foto: KTM

A competição adota as novidades que estrearão no Dakar 2022: a criação de uma categoria T1+ para os carros (e de uma divisão T1E para modelos a eletricidade); o aumento das velocidades dos UTVs T3 (protótipos) e a adoção das planilhas eletrônicas para os pilotos de elite nas motos.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais