Williams enfim na pista em Barcelona. E já diferente

Frank Williams e sua equipe mostraram, ao longo das mais de quatro décadas de presença no circo, que não se dobram facilmente, mesmo nos momentos de maior dificuldade. Mas algumas decisões equivocadas e apostas que não se confirmaram transformaram o que era uma das potências da F-1 em time que briga para escapar da lanterninha.

E a demora para colocar na pista o FW42 Mercedes só ajudou a aumentar os rumores de problemas internos e limitações orçamentárias – um site britânico, citando fontes ligadas à escuderia, revelou um suposto problema no desenho do sistema de freios, que simplesmente impediria sua montagem na estrutura sem uma revisão do projeto e dos componentes do entorno. E como os limites de resistência a impacto se tornam mais exigentes a cada temporada, não é simples, por exemplo, recorrer ao chassi de 2018, ainda que a possibilidade exista.

Pois um detalhe em especial chamou a atenção assim que a nova máquina do time de Grove apareceu nos boxes de Barcelona e começou a ser preparada para ganhar a pista. No lançamento da nova decoração e patrocinadores (por meio de um vídeo) e mais tarde, com imagens de computador, a Williams revelou o FW42 com uma carenagem do motor semelhante à do ano passado, terminando em uma barbatana generosa.

Não foi o que se viu no modelo real. Compare as imagens para entender como o desenho adotado é bem menos curvo – uma linha reta que termina em um ângulo amplo. A barbatana é bem menor em sua parte inicial, crescendo na proximidade da asa traseira (onde está o número), justamente para direcionar o ar em uma zona aerodinâmica crítica. Confusão do estagiário com as imagens? Tentativa de fazer mistério com um desenho que não mostra nada de radical? O que quer que seja, as coisas não andam fáceis para os lados do time inglês – fica a torcida para que seja possível superar mais uma vez os tempos nebulosos.

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais