Williams traz dos rallies para a F-1 seu novo diretor técnico
Enquanto vive a expectativa de seu primeiro início de temporada na Fórmula 1 sob nova gestão, a Williams Racing continua a se reforçar. E mais uma vez traz um profissional que ganhou renome nos rallies. O francês François-Xavier Demaison é o novo diretor-técnico da escuderia de Grove. Será dele a missão de coordenar os departamentos de design, aerodinâmica, chassi e unidade de potência. Numa era em que os carros deixaram de ser fruto da criatividade de um só profissional, ele será a figura de referência no time.
“Fix”, como é conhecido, participou do programa da Peugeot no WRC, antes de se tornar diretor-técnico da Subaru/Prodrive. Em 2011, foi contratado pela Volkswagen para projetar seu Polo WRC que conquistou quatro títulos consecutivos com Sebastien Ogier/Julien Ingrassia. Também comandou o projeto do protótipo ID:R elétrico que, com Romain Dumas, bateu o recorde na subida de montanha de Pikes Peak. No fim de 2020, no entanto, a VW encerrou as atividades de seu departamento de Motorsport. Ainda pela Peugeot, teve sua primeira passagem pela F-1.
“É um grande desafio, mas estou ansioso para começar. A Williams tem uma grande equipe de profissionais talentosos, e eu espero que, com eles, sigamos em busca dos objetivos ambiciosos”, disse. O novo CEO da escuderia, Jost Capito, também começou nos rallies. Venceu o Paris-Dakar como piloto e, mais tarde, passou a chefiar a divisão WRC da Ford. Em seguida, mudou-se para a VW, onde trabalhou ao lado de Demaison.
Siga o Racemotor no: