WRC tem desafio inédito na Finlândia, com o Arctic Rally

Mundial de Rally (muito) abaixo de zero na segunda etapa da temporada. Com o cancelamento do Rally da Suécia, a solução encontrada pelo WRC Promoter foi levar o campeonato ainda mais ao norte, na região finlandesa da Lapônia. O Arctic Rally Finland usa a mesma estrutura da prova de janeiro, válida pelo campeonato nacional. E proporciona o que as estradas suecas não vinham conseguindo: neve de sobra, sem trechos de terra. Com temperaturas médias de -20°C.

De sexta a domingo, serão 10 estágios em cinco especiais diferentes, totalizando 258 quilômetros cronometrados. A prova servirá como primeiro teste para os pneus Pirelli Sottozero, com pregos de metal -; a fábrica italiana este ano é a fornecedora oficial para todas as categorias.

Como é tradição nas provas escandinavas, a expectativa é pelo domínio de uma dupla local. No caso, a de Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing). Mesmo o heptacampeão e líder da temporada Sebastien Ogier vê o companheiro de equipe como favorito.

Expectativa de bons desempenhos também para Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC/Gazoo Racing) – venceram ano passado na Suécia – e para os estonianos Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 WRC/HWRT), campeões mundiais de 2019. Se Valtteri Bottas não quis repetir a experiência de janeiro, outro nome forte do asfalto marca presença: o do bicampeão do DTM Mattias Ekstrom, com um Skoda Fabia R5. O sueco também venceu o Mundial de Rallycross (FIA RX), em 2016.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

X

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais