X-Raid BMW vai de ‘dream team’ e máquina revista para o Dakar 2019
Juntos, eles somam 20 vitórias na maior maratona fora de estrada do planeta. E dispensam apresentações por tudo o que alcançaram nas respectivas carreiras. Com a decisão da Peugeot de sair do Rally Dakar depois das vitórias nas últimas três edições com seu 3008 DKR, Stephane Peterhansel, Carlos Sainz e Cyril Després não tiveram muita dúvida para definir sua continuidade e optaram pelo único esquadrão capaz de rivalizar com o ex-empregador, a X-Raid BMW, time comandado por Sven Quandt, herdeiro da fabricante alemã de veículos. Com direito ao patrocínio da Red Bull, que também passa da marca francesa à germânica.
E depois dos dois anos de desenvolvimento ao lado dos Mini All4 oficiais, o time resolveu apostar mesmo no Buggy Mini JCW, que será a arma dos dois franceses (que começaram nas motos) e do espanhol, atual campeão. Mesmo porque as regras atuais favorecem os modelos 4×2 e o percurso previsto para a edição 2019, integralmente em território peruano, promete muitas dunas e piso fofo, circunstância em que a agilidade dos protótipos será fundamental.
Em comparação com a edição passada (na qual a capotagem do norte-americano Bryce Menzies já no segundo dia tirou a chance de um melhor resultado), o Buggy Mini JCW cresceu em dimensões e curso de suspensões, para ganhar em estabilidade. Aprimoramento também na motorização turbodiesel. As principais adversárias prometem ser as picapes Toyota do time Overdrive Gazoo Racing.
Para Peterhansel, recordista absoluto de conquistas no Dakar (seis sobre duas rodas e sete entre os carros), trata-se de um retorno ao time pelo qual venceu as edições de 2012 e 2013. “Gostei muito do carro desde o primeiro contato. Com muitas dunas e trecho desértico, o próximo Dakar promete ser sensacional”, destacou o francês. A concorrência está avisada…