Dan Ticktum vence GP de Macau pela segunda vez. Prova teve acidente impressionante com alemã

Vice-campeão europeu de F-3, cotado para um posto na Toro Rosso em 2019 (plano depois ‘congelado’ devido à recuperação impressionante e ao título de Mick Schumacher), o inglês Dan Ticktum voltou a ganhar prestígio no programa de jovens talentos da Red Bull ao vencer, pelo segundo ano consecutivo, o GP de Macau de F-3.

Com o Dallara-VW da equipe alemã Motopark, desta vez ele não precisou da ajuda da sorte como em 2017 – vinha em terceiro, quando o mineiro Sérgio Sette Câmara e o alemão Ferdinand Habsburg, que duelavam pela primeira posição, acabaram rodando na sujeira da última curva e abriram caminho. Ticktum dominou a corrida de qualificação do sábado depois de largar em segundo e, na corrida decisiva, fez valer a condição de pole para não ser ameaçado ao longo das 15 voltas, recebendo a bandeirada à frente do sueco Joel Eriksson (Motopark) e do franco-argentino Sacha Fenestraz (Carlin) e conquistando o bicampeonato da Copa do Mundo FIA de F-3, na despedida dos atuais carros.

Schumacher, que se ressentiu da tomada de tempos complicada (largou em nono no sábado) foi dos poucos pilotos a ganhar terreno, concluindo em quinto, como melhor do esquadrão da italiana Prema.

E se a primeira corrida dos F-3 no fim de semana foi marcada pela entrada de um cachorro na pista bem à frente de Ticktum, a segunda acabou provocando a cena mais impressionante do fim de semana no Circuito da Guia. Enquanto a prova das motos, normalmente marcada por tragédias, desta vez felizmente terminou sem sustos, a final dos monopostos proporcionou um dos grandes. Na quarta volta, no trecho mais veloz dos 6.120m (o retão que antecede a curva Lisboa), a alemã Sophia Floersch (Van Amersfoort) decolou ao tocar o carro do japonês Sho Tsuboi (estava a 276 km/h de acordo com a telemetria) e foi parar fora dos limites da pista, numa área destinada a fotógrafos. Dois deles foram e um comissário foram levados a hospitais de Macau com ferimentos sérios (sem risco de morte), enquanto a piloto, salva pela resistência do monocoque Dallara, foi retirada consciente do carro e deverá passar por operação na coluna, embora sem prognóstico de lesão na medula, o que sempre é uma notícia animadora. A prova foi suspensa com bandeira vermelha e retomada depois do resgate.

 

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais