Novo carro da Stock para 2020 terá base dos modelos de rua

A temporada 2020 vai marcar o fim de uma era para a quartentona Stock Car e o início de uma nova fase para a principal categoria do automobilismo brasileiro. O carro atual, desenvolvido e fabricado pela JL (da família Giaffone) em torno de um chassi tubular, com motorização V8 e carenagem em fibra que reproduz, na medida do possível, as formas do Chevrolet Cruze, ganhará um sucessor, com novo conceito técnico.

Responsável técnico do projeto, o engenheiro Gustavo Lehto confirmou, em palestra no evento SAE Brasil Carbody, em São Paulo, que o novo Stock está sendo desenvolvido com base no monobloco dos modelos de rua, numa tentativa de atrair outras montadoras para a categoria.

Algo parecido com o que foi feito pela Super TC2000 argentina, que tem na pista, além do Cruze, Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Lounge, Renault Fluence e Fiat Tipo (não comercializado no Brasil).

Se algumas soluções técnicas (rodas, freios e câmbio) devem ser mantidos do modelo atual, a principal dúvida diz respeito à motorização. O desejo da Vicar é o desenvolvimento de propulsores diferentes para as várias marcas envolvidas, o que parece complicado a curto prazo. Neste caso, haveria dois caminhos: permanecer ao menos por algum tempo com os V8 atuais, até mesmo para reduzir o investimento necessário; ou adotar um motor ‘global’ de nova geração – a Super TC fez exatamente isso na temporada, adotando um quatro cilindros em linha turbo 2.0 desenvolvido pela francesa Oreca.


Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais