Dakar 2021 revela percurso. Maior rally do mundo abraça energia limpa

Futuro próximo e ainda distante marcaram o evento de apresentação do Dakar 2021. Em sua segunda edição na Arábia Saudita, o maior rally do mundo viverá uma edição de novidades, especialmente em termos de segurança – os motociclistas terão de usar as jaquetas com airbags e os pontos de maior perigo serão alertados por meio de sinais sonoros aos veículos. A prova volta a contar com um prólogo, de 10 quilômetros, que será disputado em 2 de janeiro nas proximidades de Jeddah, para definição das posições de largada da primeira especial.

Ao todo serão 7.646 quilômetros nos 14 dias de disputa – 4.767 deles cronometrados. Dunas, areia, trechos pedregosos e estradas abertas e rápidas fazem parte do cardápio. A caravana descansará em 9 de janeiro na cidade de Ha’Il, antes das duas pernas da maratona – Ha’Il/Sakaka e Sakaka/Neom. A navegação terá papel ainda mais importante – a planilha será entregue na manhã de cada especial e, nos veículos de quatro rodas, será eletrônica.

Uma das novidades é a disputa do Dakar Classic, para carros fabricados até 2000 – será uma prova de regularidade, com distâncias menores e percurso diferente. Ao todo são 321 veículos inscritos: além dos 26 da Classic; 129 motos e quadriciclos; 124 carros e UTVs (nas classes T3 e T4) e 42 caminhões.

Hidrogênio

Na apresentação, o diretor da prova David Castera confirmou que a ASO vai adotar propulsão limpa para os veículos na próxima década. A ideia é que todos os carros sejam movidos a hidrogênio em 2030 – os detalhes serão revelados durante o próximo Dakar. Além disso, a energia solar será usada pela primeira vez para iluminação do bivouac (acampamento) em Neom.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais