Fórmula E bate recorde de velocidade em recinto fechado com Gen3 ‘turbinado’

Novo recorde mundial de velocidade em recinto fechado estabelecido pela Fórmula E. Antes da rodada dupla que decidirá o campeão do Mundial 2023, a categoria elétrica aproveitou a presença em Londres para entrar no Guinness Records Book. Na parte do traçado dentro do pavilhão ExCel, Jake Hughes (Neom McLaren) registrou 218,71 quilômetros por hora. Para isso, contou com um carro especialmente preparado, numa ‘brincadeira’ que também contou com a participação de Lucas di Grassi.

A Fórmula E e seus parceiros desenvolveram o Genbeta. O chassi Spark usado no campeonato recebeu baterias de 400kW de capacidade – 50kW a mais que o modelo de competição, com tração também no eixo dianteiro.

A Hankook colaborou com um composto mais macio de seus pneus iON e uma configuração aerodinâmica mais eficiente (com novas laterais da asa dianteira); carenagem da unidade de potência e a cobertura de parte das rodas completou o pacote. Com a ajuda de dados de telemetria providenciados pelo Google Cloud, foi possível fazer ajustes para ganhar velocidade ao longo das tentativas.

Di Grassi completou sua melhor passagem pela reta de 346m com a máxima de 218,18 km/h. Hughes conseguiu bater o brasileiro em sua última tentativa. Com sua configuração, o Genbeta poderia superar a máxima teórica de 322 km/h do Gen3 – o tamanho da reta e suas características (os carros vêm de um S lento, sem grande aceleração) limitaram a marca alcançada.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais