Nascar estuda correr com chuva em ovais curtos e vai testar pneus próprios

“‘Por que não há corrida nos ovais quando chove?” Uma das perguntas mais feitas por quem não conhece os detalhes da Nascar pode estar com os dias contados, ao menos quando se trata das pistas com uma milha (1.609m) de extensão ou menos. A categoria fará um teste nesta quinta-feira em Martinsville (0.526mi) com os carros de Kyle Larson (Camaro #5/Hendrick) e Chris Buescher (Mustang #17/Roush Fenway) – a pista será molhada artificialmente. Eles serão equipados com pneus Goodyear Eagle para chuva de desenho diferente do adotado para os mistos e ‘rovals’.

Foi justamente o comportamento dos carros na etapa da Cup no Roval de Charlotte em 2020 que levantou a ideia. Os pilotos elogiaram a aderência dos pneus para chuva nos trechos do oval bastante úmidos. Desde então, a Nascar e a Goodyear trabalham com a possibilidade. De acordo com Steve O’Donnell, vice-executivo e diretor de desenvolvimento de competição da Nascar, o primeiro objetivo é diminuir as interrupções nos ovais curtos e evitar ao máximo as bandeiras vermelhas.

“Não é tanto uma questão de começar as corridas com chuva, mas de retomá-las mesmo com a pista um pouco úmida. Vamos avaliar o comportamento dos carros, as reações e comentários dos pilotos, e então veremos até onde é possível chegar. Diminuir os atrasos e interrupções é bom para a categoria como um todo”, destaca. O dirigente garante que, tão logo haja segurança, a Nascar pretende adotar a possibilidade – Martinsville recebe a Cup no dia 10.

Ele brincou ainda com o fato de o teste coincidir com o 1º de abril. “Não, não é uma pegadinha. É algo real, sério, e esperamos revelar os resultados no dia 2, sem qualquer mentira”. Caso a possibilidade se confirme, os carros ganharão os limpadores de parabrisa hoje ausentes nos ovais.

NextGen

Também em Martinsville as três fábricas presentes na Cup mandarão à pista pela primeira vez o carro NextGen com as formas dos respectivos modelos representados. Até agora a Nascar vinha testando protótipos ‘genéricos’ produzidos pela Hendrick para definir as especificações definitivas da nova geração de máquinas.

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