Newgarden é o mais rápido dos treinos em Indianapolis. Castroneves no top-10

Uma sexta-feira proveitosa para pilotos e equipes fechou o Open Test de preparação para as 500 Milhas de Indianapolis. A chuva deu as caras pela manhã mas, fraca, e rapidamente se afastou do Speedway. Assim, foram mais de oito horas de bandeira verde, com paradas apenas para inspeção da pista. A primeira parte do dia contou com mais uma hora para novatos e pilotos que não disputaram a edição 2020. Seguida por outra hora para o restante do grupo. Por volta das 13h30 (de Brasília), os 31 carros foram liberados para andar juntos. E o mais rápido deles foi o Dallara-Chevy #2 do atual campeão da Indy Josef Newgarden. Que conseguiu a média de 226.819 milhas por hora (364,95km/h). A equipe do ‘Capitão’ teve desempenho apenas regular no ano passado.

Boa parte das melhores voltas foi marcada na meia hora final da programação, a chamada ‘happy hour’, com pneus novos. Num dia em que a temperatura do asfalto chegou a 35°C, a preocupação das equipes foi de trabalhar o acerto de corrida, usando o vácuo de outros carros. Alguns times chegaram a fazer seus próprios ‘trenzinhos’, como Andretti, Ganassi e Penske, reforçada por Simona de Silvestro, com o Dallara-Chevy da parceira Paretta Autosport. As velocidades ficaram distantes das atingidas no pole day – o trabalho com menos downforce ficará para os treinos livres em maio.

O atual campeão das 500 Milhas Takuma Sato foi o segundo mais rápido com o Dallara Honda #30 da Rahal Letterman. A seguir, um consistente Juan Pablo Montoya (Arrow McLaren SP), com apenas 68 voltas percorridas. O melhor sem a ajuda do vácuo foi Graham Rahal, com o Dallara Honda #15 da RLR: 221.949 (357,11km/h).

Brasileiros

Hélio Castroneves foi o mais rápido entre os brasileiros, com o Dallara Honda #06 da Meyer Shank Racing: P.10, com 225.074mph (362,14km/h). Tony Kanaan não se mostrou satisfeito de início com o acerto do Dallara Honda #48 da Ganassi. Mais tarde, andou em 223.101mph (358,96km/h), 23ª melhor média. Scott Dixon foi o único do time a ficar entre os 10 primeiros.

Pietro Fittipaldi prosseguiu sua adaptação ao circuito e, depois de superar a barreira das 220mph, chegou a 221.943 (357,10km/h) com o Dallara Honda #51 da Dale Coyne w/Rick Ware Racing, 29ª marca entre os 31 carros.

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