Pirelli conclui desenvolvimento dos pneus aro 18 para a Fórmula 1

Um teste nesta segunda-feira (18) em Paul Ricard em pista molhada com a Alpine e Daniil Kvyat fechou o trabalho de desenvolvimento dos novos pneus aro 18 para a F-1. Desde que os primeiros protótipos foram avaliados no fim de 2019 – o trabalho foi interrompido em março de 2020 com a pandemia e retomado este ano – a Pirelli e as 10 equipes do circo conduziram 36 dias de treinos de pista, avaliando todo o tipo de condição encontrada numa temporada. E reunindo uma montanha de dados que permitiram, à fabricante, determinar a construção definitiva e os cinco compostos para a nova geração de carros da categoria.

Nada menos que 30 protótipos equiparam os carros (em sua maioria modelos 2019) ao longo dos testes. E 392 jogos passaram pelo crivo de pilotos reserva ou titulares em 10 traçados diferentes. As 4.267 voltas percorridas equivalem a mais de 20 mil quilômetros, ou a distância média de 67 GPs. Além disso, os dados acumulados em dois anos da F-2 com rodas aro 18 e um trabalho de simulação em computador e testes estáticos e dinâmicos ajudou a definir as especificações finais.

Os compostos vão estar à disposição dos times nos dias seguintes ao GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada, nos tradicionais testes de fim de ano. E a pré-temporada com os novos carros vai fornecer as últimas informações para possíveis ajustes. O desafio da Pirelli foi trabalhar sem a configuração aerodinâmica real da nova geração de máquinas.

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