Maratona. No jargão dos rallies cross-country, as etapas em que a manutenção mecânica entre seus dois dias pode ser feita apenas pelos próprios competidores, com aquilo que levam nos respectivos veículos. No Sertões BRB de 2022, o mais longo em três décadas de história, serão duas as maratonas. A primeira delas começa nesta quinta-feira (1°), com a sexta etapa, intitulada ‘Não foge à luta’. De Barra do Garças, no Mato Grosso, pilotos e navegadores seguem para São Félix do Araguaia, ainda no MT.
Pela frente, serão 523 quilômetros cronometrados (682 no total), com variedade de tipos de piso e condições de terreno. O cardápio inclui longas retas com DEPS (depressões); trechos arenosos, cascalho, em uma região que lembra bastante o Pantanal. Há ainda estradas estreitas com muita areia e um final bastante exigente.
Não que a quinta etapa tenha sido menos complicada. De Costa Rica (MS) a Barra do Garças, o desafio foi a especial mais extensa desta edição, com 526 quilômetros. Que apresentaram um cenário bem diferente daquele que marcou o Sertões BRB até então. As longas retas e lombas ganharam a companhia de trechos estreitos; da areia, mata-burros, travessia de rios e pontes e trial (sequências técnicas e de chão acidentado). Mesmo os mais rápidos passaram em torno de seis horas na briga com o cronômetro.
A especial se iniciou em Alcinópolis que, assim como o Sertões BRB, chega a seu 30° aniversário. Junto à linha de partida foi montada uma arquibancada em que a população local pôde acompanhar os primeiros metros da ação e vibrar com a passagem dos veículos acelerando forte.
Os mais rápidos
Nos carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek) superaram os líderes na geral Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux DKR T1+/MEM) por 1min30. Resultado que levou a dupla à segunda posição geral. Entre os UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick/Varela Racing) a vantagem na classificação geral com a vitória na etapa, seguidos por Henrique Gutierrez e Fábio Zeller (Polaris RZR Pro R/Yoda Racing) e pelos bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory).
Já entre as motos, o dia começou movimentado antes mesmo da largada. A equipe oficial Yamaha foi obrigada a abrir o motor da moto de Adrien Metge por um problema no câmbio. O que levou o francês a ser penalizado em 15 minutos na geral. Com um ritmo forte, ele fechou a especial 9min17 à frente de Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing), que segue como o melhor no acumulado com o tempo acrescido na classificação do rival. Com um detalhe: Metge teve problemas com um dos três tanques de combustível de sua WR 450F e precisou diminuir o ritmo nos trechos mais velozes para garantir a autonomia necessária.
Etapa 5 – Margens Plácidas – 31/8 – Quarta-feira
Costa Rica (MS) – Barra do Garças (MT)
DI – 87
TE – 527
DF – 23
TOTAL: 637
Resultado
CARROS
1) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (1)T1F, 5h46min40
2) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (2)T1F, 5h48min11
3)#304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, 5h52min52
4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, 6h12min59
4) #327 Rodrigo Aché/Luís Felipe Eckel, Ford Ranger T1, (1)T1B, 6h20min15
MOTOS
1) #01 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, (1)MT1, 6h16min42
2) #06, Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 6h26min00
3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, 6h29min09
4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, 6h30min13
5) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, 6h37min52
UTV
1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 6h31min53
2) #263 Henrique Gutierrez/Fábio Zeller, Polaris RZR Pro R, (2) UT1, 6h34min20
3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (3)UT1, 6h34min49
4) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, 6h34min52
5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, 6h35min51
Classificação geral
CARROS
1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 19h13min25
2) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (2)T1F, a 4h32
3) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, a 6min50
4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, a 56min18
5) #314 Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, Ford Ranger V8 T1, (1)T1B, a 1h35min09
MOTOS
1) #01 Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F, (1)MT1, a 20h35min07 (*)
2) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, a 7min54
3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 18min25
4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 29min14
5) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (4)MT1, a 40min33
(*) penalização de 15 minutos pendente
UTV
1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 21h06min55
2) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, a 5min41
3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 8min34
4) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, a 13min44
5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, a 17min20
Siga o Racemotor no: