Etapa mais longa desafiou competidores no Sertões

Maratona. No jargão dos rallies cross-country, as etapas em que a manutenção mecânica entre seus dois dias pode ser feita apenas pelos próprios competidores, com aquilo que levam nos respectivos veículos. No Sertões BRB de 2022, o mais longo em três décadas de história, serão duas as maratonas. A primeira delas começa nesta quinta-feira (1°), com a sexta etapa, intitulada ‘Não foge à luta’. De Barra do Garças, no Mato Grosso, pilotos e navegadores seguem para São Félix do Araguaia, ainda no MT.

Pela frente, serão 523 quilômetros cronometrados (682 no total), com variedade de tipos de piso e condições de terreno. O cardápio inclui longas retas com DEPS (depressões); trechos arenosos, cascalho, em uma região que lembra bastante o Pantanal. Há ainda estradas estreitas com muita areia e um final bastante exigente.

Não que a quinta etapa tenha sido menos complicada. De Costa Rica (MS) a Barra do Garças, o desafio foi a especial mais extensa desta edição, com 526 quilômetros. Que apresentaram um cenário bem diferente daquele que marcou o Sertões BRB até então. As longas retas e lombas ganharam a companhia de trechos estreitos; da areia, mata-burros, travessia de rios e pontes e trial (sequências técnicas e de chão acidentado). Mesmo os mais rápidos passaram em torno de seis horas na briga com o cronômetro.

A especial se iniciou em Alcinópolis que, assim como o Sertões BRB, chega a seu 30° aniversário. Junto à linha de partida foi montada uma arquibancada em que a população local pôde acompanhar os primeiros metros da ação e vibrar com a passagem dos veículos acelerando forte.

Os mais rápidos

Nos carros, Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek) superaram os líderes na geral Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux DKR T1+/MEM) por 1min30. Resultado que levou a dupla à segunda posição geral. Entre os UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick/Varela Racing) a vantagem na classificação geral com a vitória na etapa, seguidos por Henrique Gutierrez e Fábio Zeller (Polaris RZR Pro R/Yoda Racing) e pelos bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Can-Am Maverick/Can-Am Factory).

Já entre as motos, o dia começou movimentado antes mesmo da largada. A equipe oficial Yamaha foi obrigada a abrir o motor da moto de Adrien Metge por um problema no câmbio. O que levou o francês a ser penalizado em 15 minutos na geral. Com um ritmo forte, ele fechou a especial 9min17 à frente de Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing), que segue como o melhor no acumulado com o tempo acrescido na classificação do rival. Com um detalhe: Metge teve problemas com um dos três tanques de combustível de sua WR 450F e precisou diminuir o ritmo nos trechos mais velozes para garantir a autonomia necessária.

Etapa 5 – Margens Plácidas – 31/8 – Quarta-feira


Costa Rica (MS) – Barra do Garças (MT)

DI – 87

TE – 527

DF – 23

TOTAL: 637

Resultado

CARROS

1) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (1)T1F, 5h46min40

2) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (2)T1F, 5h48min11

3)#304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, 5h52min52

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, 6h12min59

4) #327 Rodrigo Aché/Luís Felipe Eckel, Ford Ranger T1, (1)T1B, 6h20min15

 

MOTOS

1) #01 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, (1)MT1, 6h16min42

2) #06, Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 6h26min00

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, 6h29min09

4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, 6h30min13

5) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, 6h37min52



UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 6h31min53

2) #263 Henrique Gutierrez/Fábio Zeller, Polaris RZR Pro R, (2) UT1, 6h34min20

3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (3)UT1,  6h34min49

4) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, 6h34min52

5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, 6h35min51

 

Classificação geral

CARROS

1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 19h13min25

2) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (2)T1F, a 4h32

3) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (3)T1F, a 6min50

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, a 56min18

5) #314 Mauro Guedes/Filipe Palmeiro, Ford Ranger V8 T1, (1)T1B, a 1h35min09

 

MOTOS

1) #01 Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F, (1)MT1, a 20h35min07 (*)

2) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, a 7min54

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 18min25

4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 29min14

5) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (4)MT1, a 40min33

(*) penalização de 15 minutos pendente

 

UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 21h06min55

2) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (1)UOP, a 5min41

3) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 8min34

4) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, a 13min44

5) #215 Gabriel Varela/Daniel Spolidorio, Can-Am Maverick, (4)UT1, a 17min20

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais