Brabec, Sainz, Goczal e Chaleco são primeiros líderes do Dakar

O ano novo começou com muita velocidade na Arábia Saudita, na primeira etapa do Dakar 2023. Carros, motos, quadriciclos, UTVs e caminhões enfrentaram um percurso cronometrado de 367 quilômetros (602 no total) com largada e chegada no Sea Camp em Yanbu, noroeste do país. Um domingo que, na teoria, não traria tantas dificuldades, mas que já fez uma vítima ilustre. Campeão nas motos em 2022, o inglês Sam Sunderland (GasGas) sofreu uma queda no quilômetro 52 do estágio, fraturou a omoplata e está fora da prova.

O mais rápido do dia nas motos foi o norte-americano Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally / Monster Energy HRC), em 4h14min10. O campeão de 2020 terminou 19 segundos à frente do argentino Kevin Benavides (KTM 450 Rally / Red Bull KTM), que conquistou o Dakar 2021. Os cinco primeiros fecharam a etapa separados por 45 segundos, o que confirma a expectativa de equilíbrio.

Nos quads, o francês Alexandre Giroud (Yamaha YFM 700R Raptor / Drag’On) saiu na frente, seguido pelo argentino Manuel Andujar (Yamaha YFM 700R Raptor / 7240 Team). O maranhense Marcelo Medeiros se destacou com o terceiro tempo (+12min52) – ocupa a mesma posição na geral. “Um contratempo logo no início me fez perder cinco posições, por isso precisei imprimir um ritmo mais forte e consegui fazer algumas ultrapassagens e recuperar quatro posições. Alguns trechos de pedras e cascalho no caminho e que exigiu muita atenção na pilotagem”, disse o brasileiro.

Carros

Entre os carros, a Audi confirmou a superioridade mostrada no prólogo de sábado com seu buggy elétrico RS Q e-tron. Desta vez, com Carlos Sainz / Lucas Cruz, apesar de um pneu furado. O piloto espanhol completou o estágio em 3h28min55, batendo Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (Prodrive Hunter T1+ / BRX) por 10 segundos. Os atuais campeões Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel (Toyota Hilux DKR T1+ / Gazoo Racing) perderam 7min17, com o sexto melhor tempo.

Lucas Moraes (Toyota Hilux DKR T1+ / MEM Overdrive) e o navegador Timo Gottschalk fizeram uma etapa consistente na estreia do paulista no Dakar. O bicampeão do Sertões foi o 12º, a 15min28 de Sainz.

UTV

Domínio da Can-Am nas duas divisões dos UTVs, e início positivo para os brasileiros na modalidade. Na T3 (protótipos e modelos de maior preparação), vitória dos chilenos Francisco Chaleco Lopez e Juan Pablo Latrach, que buscam o tricampeonato. A dupla precisou de 3h57min40 para concluir o trecho cronometrado. Ao lado do piloto norte-americano Austin Jones, Gustavo Gugelmin, também do time oficial Can-Am, foi quarto (+3min32).

Pamela Bozzano / Cadu Sachs (Can-Am Maverick / Team BBR Pole Position 77) garantiram a 21ª posição – para a piloto, vencedora da categoria UTV3 no Sertões, é a primeira experiência no Dakar.

Na T4, vantagem inicial de Erik Goczal / Oriol Mena (Can-Am Maverick / Energylandia). Rodrigo Luppi e Maykel Justo (Can-Am Maverick / South Racing) chegaram a liderar o estágio e garantiram a quarta posição (+6min44). Ótimo início também para Bruno Conti (filho de Luppi) e o português Bianchi Prata (Can-Am Maverick / South Racing), com o oitavo tempo (+12min54). Cristiano Mota e o navegador espanhol Fausto Mota foram P.27 (+53min45).

Caminhões

Sem a presença do esquadrão Kamaz (a Rússia foi punida pela FIA após a invasão à Ucrânia), a disputa nos caminhões está totalmente aberta. A primeira etapa foi vencida pelos checos Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda (Iveco Powerstar / MM Technology), seguidos pelos compatriotas Ales Loprais, Petr Pokora e Jaroslav Valtr Jr. (Tatra / Instaforex Loprais).

Segunda etapa

Nesta segunda-feira a caravana do Dakar deixa o Sea Camp rumo a Al Ula, com 430 quilômetros cronometrados (588 no total). Do nível do mar, sobem até 1.200m de altitude por entre caminhos estreitos e pedregosos; cascalho e dunas. A navegação promete ser bastante testada ao longo do estágio 2.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais