Bom prólogo para os brasileiros no Dakar 2023

Início positivo para os brasileiros no Dakar 2023. A véspera do ano novo foi marcada por um prólogo de 13 quilômetros junto ao Mar Vermelho no Sea Camp, acampamento montado como primeira base do maior rally do mundo. Diante dos 8.549km de percurso até Damman, apenas um aquecimento que, como é tradição, determina a ordem de largada para a primeira especial, neste domingo (1º).

Nos carros, Mattias Ekstrom e Emil Bergkvist colocaram o Audi RS Q e-Tron movido a eletricidade na primeira posição, com 8min00. Um segundo mais rápidos que Sebastien Loeb / Fabien Lurquin (BRX Hunter). Em sua estreia no Dakar, Lucas Moraes, ao lado do navegador Timo Gottschalk (Toyota Hilux DKR T1+ / MEM Overdrive) ficou com o 11º tempo (+22s). Posição em que partirá para o estágio em laço com largada e chegada no Sea Camp. Sobre quatro rodas, os 10 primeiros podem escolher em que lugar largam, sempre pela ordem do prólogo. Ekstrom foi o primeiro a definir, e assim por diante.

UTV

Na divisão T3 dos UTVs (protótipos e modelos com maior preparação), os espanhola Cristina Gutierrez e Pablo Moreno (Can-Am Maverick / Red Bull Can-Am Factory) foram os mais rápidos, com 8min49. Austin Jones e o catarinense Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick / Red Bull Off Road Jr. Team USA) ficaram com o 12º tempo (+22s). Estreantes, Enio Bozzano / Luciano Gomes (Can-Am Maverick / Team BBR Pole Position 77) completaram em 24º (+53s), três posições à frente de Pamela Bozzano / Cadu Sachs (Can-Am Maverick / Team BBR Pole Position 77).

Já na T4, Cristiano Batista se destacou como o segundo mais rápido. Ao lado do navegador espanhol Fausto Mota no Can-Am Maverick da South Racing, o mineiro ficou a um segundo de Rokas Baciuska / Oriol Vidal (Can-Am Maverick / Red Bull Factory Team). Bom desempenho também de Rodrigo Luppi / Maykel Justo (Can-Am Maverick / South Racing), com o décimo tempo (+13s). Bruno Conti (filho de Luppi) e o português Bianchi Prata, também com um Can-Am da South Racing, foram P.12 (+14s).

Motos e Quads

O australiano Toby Price (KTM 450 Rally / Red Bull KTM) dominou o prólogo entre as motos, com 8min22. Um segundo mais rápido que seu compatriota Daniel Sanders (KTM 450 Rally / Gas Gas). Ross Branch, do Zimbábue, colocou a Hero na terceira posição (+9s). Sobre duas rodas, os 15 primeiros puderam escolher a ordem de partida da etapa 1.

Nos quadriciclos, Marcelo Medeiros (Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur) também fez bonito e foi o segundo mais rápido, a 1s do atual campeão Alexandre Giroud (Yamaha YFM 700 Raptor / Yamaha Racing Drag’On).

Primeira etapa

A primeira etapa, neste domingo, terá 367 quilômetros cronometrados (601km no total). Com um pouco de tudo o que pilotos e navegadores enfrentarão até dia 15. Pelo caminho, trechos arenosos, de cascalho, sequências rochosas e algumas dunas. Segundo a organização do Dakar 2023, não é um dia particularmente difícil, mas exigirá atenção. E marcará a estreia dos roteiros diferentes (A e B) – as planilhas serão distribuídas de forma aleatória entre os competidores. O Dakar vale como primeira etapa do Mundial de Rally Cross-Country (W2RC).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais