Hora da Pikes Peak, a ‘Corrida para as nuvens’

Chegou a hora da edição da segunda corrida mais antiga do automobilismo dos Estados Unidos, rumo às alturas. O fim de semana é da 101ª edição da Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb, ou simplesmente Pikes Peak. Nome da montanha desbravada pelo tenente Zebulon Pike que, em 1916, se tornou pela primeira vez palco da prova de subida de montanha. Com um percurso atual de 19.983m que, através de 156 curvas, leva os participantes aos 4.302m de altitude.

Um dos destaques é o regulamento técnico aberto, na teoria, a qualquer tipo de máquina, desde que com o devido equipamento de segurança (gaiola de proteção, extintor, chaves gerais, assento e cinto de segurança homologados). O que abre espaço a uma lista de inscritos que tem, desde protótipos com suporte das fábricas, a carros ‘raiz’ desenvolvidos no quintal de casa com meios limitados.

No primeiro caso, a grande atração deste ano é o protótipo Ford Supervan 4, projetado pela Ford Performance em conjunto com a Stard, fornecedora dos três motores elétricos que, juntos, geram cerca de 1.400cv. A van de visual nervoso é comandada por ninguém menos que Romain Dumas que, a bordo do Volkswagen ID:R, também elétrico, se tornou o atual recordista da Pikes Peak, com 7min57s148. Os modelos de propulsão elétrica não sofrem com o ar rarefeito na altitude, ao contrário dos motores a combustão.

Também na divisão Open está o Alpine A110 GT4 desenvolvido pela engenharia da marca francesa para Raphael Astier, com grande experiência na Pikes Peak.

Button

Já na classe Exibition, o mais que conhecido Tanner Foust (rallycross / Extreme E) comanda um Radford Type 62-2. Trata-se de um esportivo construído sob a base do chassi do Lotus Exige pela marca que pertence a Jenson Button, com produção limitada. Para subir a montanha, conta com 710cv para apenas 860kg. Filho de Rod Millen, Rhys Millen alinha pela 27ª vez, agora com um BMW Model 8.

O favoritismo, no entanto, é do britânico Robin Shute, com seu protótipo Wolf TSC-FS. Ele e um grupo de amigos desenvolveram o chassi italiano especialmente para a prova, o que valeu as vitórias em 2019, 2021 e 2022.

A lista de inscritos ainda conta com nomes como o de Loni Unser (Acura Integra), filha de Johnny Unser e representante da dinastia mais vitoriosa da história da prova (Louis, Jerry Jr, Bobby, Al Unser Sr, Al Unser Jr. e Robby Unser conquistaram primeiros lugares). E Lucy Block homenageia o marido, Ken Block, falecido no começo do ano. Ele previa alinhar o Porsche Hoonipigasus preparado especialmente para a subida. Ela comandará um Sierra Echo.

Pela primeira vez um piloto português participa da prova: Nuno Caetano, com um Porsche Cayman Clubsport. O Brasil tem participações apenas entre as motos (não mais disputadas desde 2019, devido aos acidentes fatais), com uma vitória de classe de Rafael Paschoalin.

No domingo, as subidas começam às 10h30 (de Brasília), se as condições meteorológicas permitirem. Cada competidor só tem uma tentativa.

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