Verstappen marca a pole, mas Leclerc comanda o grid do GP da Bélgica

Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido na sessão qualificatória para o GP da Bélgica, 12ª prova do Mundial de F-1, mas não largará na frente domingo em Spa-Francorchamps. A equipe aproveitou as características favoráveis do circuito (e a imensa vantagem do holandês no campeonato) para trocar mais uma vez a caixa de câmbio do carro #1, agora além do limite do regulamento. Com isso, o bicampeão fechará a terceira fila. Charles Leclerc (Ferrari) comandará o grid.

Verstappen fez questão de deixar clara sua superioridade no Q3 ao marcar 1min46s168 em sua segunda tentativa. Imensos 0s820 à frente do tempo de Leclerc numa pista que já favorecia os slicks mas ainda com alguns pontos de atenção. Condições em que ele tem sido imbatível.

O Q1 foi disputado com os pneus intermediários e um asfalto que secava com o passar das voltas. Leclerc avançou como o mais rápido, seguido por Verstappen e Lewis Hamilton. A sessão acabou ali para as duas Williams (Alex Albon e Logan Sargeant); a Haas de Nico Hulkenberg, a Alfa Romeo de Guanyu Zhou e a AlphaTauri de Daniel Ricciardo, que teve sua última tentativa deletada por superar os limites de pista.

Slicks

Os slicks começaram a aparecer no Q2 e Esteban Ocon (Alpine) perdeu a chance de avançar ao parar nas barreiras de proteção da Curva 9 (segunda parte da Les Combes). Além dele, Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas), Pierre Gasly (Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) ficaram na segunda parte. E Oscar Piastri avançou como o mais rápido. Magnussen acabou punido com a perda de três posições por atrapalhar Leclerc.

Leclerc chegou a sugerir que poderia brigar pela pole ao ser o melhor na primeira tentativa no Q3, deixando Verstappen a 0s1. Na volta à pista, no entanto, o piloto da Red Bull demoliu a marca do monegasco que, embora tenha baixado um segundo em relação à volta anterior, não conseguiu se aproximar do impressionante tempo do holandês.

Sergio Perez (Red Bull) foi promovido para a primeira fila, enquanto Hamilton e Carlos Sainz (Ferrari) formarão a segunda. Verstappen largará ao lado de Oscar Piastri. Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), Fernando Alonso e Lance Stroll, com as duas Aston Martin, fecham o top-10.

O sábado do GP da Bélgica será todo da Sprint Race, com o Sprint Shootout (7h de Brasília) e a corrida curta às 11h30.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais