Gaetano di Mauro conquista título do Endurance Brasil em prova agitada no Velocitta

Surpresa na definição do título geral do Império Endurance Brasil nas 4h do Velocitta, oitava etapa da temporada 2023. Um começo de corrida acidentado e problemas com vários dos favoritos abriram caminho para a conquista de Gaetano di Mauro, no Ligier JS P320 Nissan LMP3 #117 da BTZ Motorsport, coroada com a vitória na prova. Com Guilherme Bottura e Gustavo Kyrila completando o trio, o protótipo francês largou dos boxes e avançou com uma mistura de pilotagem agressiva e estratégia correta para os pitstops obrigatórios.

As 4h do Velocitta não foram quentes apenas no termômetro (o asfalto chegou a registrar 72°C). Antes mesmo da bandeira verde, o Mercedes AMG GT4 da Autlog Racing (Renan Guerra / Marco Pisani) dava adeus às chances de título, ficava de fora. E com 10 minutos de disputa, os então líderes do campeonato na geral também ficavam pelo caminho. Na freada para a primeira curva, Pedro Queirolo (AJR #35 / JLM) acertou o Ligier JS P320 #9 de Xandinho Negrão / Marcos Gomes (A.Mattheis). Eles ainda retornaram mas, com nove voltas de desvantagem, também se despediram da briga.

Não faltou um susto ainda na primeira hora quando Marco Túlio, no Audi RS3 LMS #5 (Eurobike) perdeu o ponto de freada, passou reto e, ao bater no guard-rail, parou tombado. Felizmente o piloto saiu do carro sem sustos.

Mecânica

As entradas constantes do safety car nessa primeira parte beneficiaram quem acertou o momento de parar (durante a neutralização os boxes ficam fechados) e atrapalharam quem estava próximo de fazer o pit.

A essa altura, a situação favorecia o Sigma G5 #444 da Motorcar (Vicente Orige / Vítor Genz / Luiz Bonatti), mas um problema na bomba da direção obrigou o trio pole a fazer uma longa parada para os reparos. Vantagem então do AJR Chevrolet V8 #99 da Box 99 (Leandro Romera / Ricardo Rodrigues / Pietro Rimbano), até que uma falha na bomba de combustível custasse a liderança e a possibilidade de título.

Responsável pelo último stint, Di Mauro conseguiu resistir à aproximação do Sigma G5 #2 (Sérgio Jimenez / Marcelo Vianna / Aldo Piedade Jr.), com Jimenez na condução. O resultado deu fim a uma sequência de cinco temporadas de domínio dos AJR na P1.

GT

Na GT3, Ricardo Maurício, Marcel Visconde e Marçal Müller (Porsche 911 GT3R #55 / Stuttgart) largaram como líderes, e em condição de administrar a boa vantagem. Com a terceira posição na categoria, logo atrás dos principais rivais Cacá Bueno e Ricardo Baptista (Mercedes AMG #27 / RC), o trio comemorou o título, primeiro do esportivo alemão desde 2017. Vitporia na prova para a McLaren 720S #16 de Marcelo Hahn / Allam Khodair.

Festa da Stuttgart também na GT4. A vitória de André Moraes Jr., ao lado de Leandro Ferrari, no Ford Mustang #22 da Autlog Racing, não foi suficiente para que Moraes levasse o campeonato. Melhor para Danilo Dirani e Jacques Quartiero, no Porsche Cayman 718 #21.

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