Evento em Lime Rock vai marcar retomada da série IROC em julho

Um campeonato que fez história nas pistas norte-americanas entre os anos 1970 e o começo dos anos 2000 está próximo de voltar à vida. Uma celebração marcada para 20 de julho no circuito Lime Rock Park é o ponto de partida para o retorno da International Race of Champions (IROC). Com máquinas iguais para todos os participantes, a IROC reunia, no mesmo grid, os principais nomes da Nascar, da Fórmula Indy e da Endurance, além de convidados especiais. Sempre com uma premiação em dinheiro em jogo.

Ray Evernham, histórico crew chief campeão da Nascar com Jeff Gordon e Rob Kaufmann, banqueiro também ligado ao automobilismo, estão à frente do projeto. Que ganhou força com a confirmação de que a SRX, criada por Tony Stewart (com o suporte de Evernham), não fará sua temporada este ano. Os chassis Fury (com outro visual) e os motores Ilmor V8 poderiam ser a base da nova IROC.

Em Lime Rock, a promessa é reunir na pista máquinas usadas ao longo dos anos na série, como os Chevrolet Camaro, Dodge Daytona, Porsche 911 e Pontiac Firebird (sobre o chassi da Busch Series, hoje Xfinity). Além de alguns dos principais nomes da história do campeonato, que pertencia a Roger Penske.

A lista de destaques que passaram pela IROC é extensa. Vai de A.J. Foyt, Mario Andretti, Richard Petty, Mark Donohue, Denny Hulme e Dale Earnhardt, nos primeiros anos, a Jimmie Johnson, Alex Zanardi, Jeff Gordon, Tony Stewart, Kurt Busch, Sebastien Bourdais, Scott Dixon, Kevin Harvick e Al Unser Jr, nas temporadas mais recentes. Martin Truex Jr. venceu a última corrida, em 2006.

Brasileiros

Três brasileiros participaram da IROC. Ainda na F-1, Emerson Fittipaldi competiu na temporada de estreia (1974) e voltou em 1989, após o título da Indy. Felipe Giaffone alinhou em algumas provas de 2002 e Hélio Castroneves disputou os campeonatos de 2002 e 2003.

O conceito da IROC foi usado por Stewart para sua SRX, reunindo destaques de várias categorias. Não mais em circuitos lendários de maior extensão, mas em ovais curtos, alguns deles de terra. Depois do sucesso dos três primeiros anos, com direito a uma vitória de Helinho, problemas orçamentários levaram à suspensão da disputa, pelo menos temporária.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais